Home »

Hotéis de Foz podem ter “tarifa flutuante”

Hotéis de Foz podem ter “tarifa flutuante”

Rubens Costa

Rubens Costa

Novo sistema permite alteração da tarifa a cada meia hora

Os hotéis de Foz do Iguaçu contam com uma nova ferramenta que permitirá atualizar a tarifa com rapidez, baseada na demanda, na disponibilidade, no valor cobrado por concorrentes e até nas condições climáticas do dia, entre outros fatores.  O gerenciamento dos valores permite atualizar a tarifa a cada 30 minutos, para hospedagens até 360 dias à frente.

A solução tecnológica é resultado de uma parceria entre a empresa Desbravador Software de Gestão Inteligente, que atua há 26 anos no apoio ao gerenciamento de hotéis de Foz do Iguaçu, e a Booking.com. líder mundial em reservas on line de acomodações. A ferramenta – Rate Manager da BookingSuite – representa “o fim da tarifa fixa”, como disse Ana Bernardo, especialista da empresa, na apresentação aos hoteleiros iguaçuenses, feita no auditório do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis), na terça-feira (14).

O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, disse que o mecanismo “vai auxiliar a aumentar a ocupação e a rentabilidade”. A rapidez na fixação do valor da tarifa, baseada na oferta e procura, trará “o equilíbrio na diária”. O sistema é parecido com o utilizado pelas empresas de aviação, que alteram o valor da tarifa também de forma rápida, conforme a maior ou menor procura.

Já adotado por hotéis de vários países, o Rate Manager da BookingSuite utiliza um algoritmo “que sugere um valor de tarifa de acordo com a realidade atual”, explica Rubens Costa, gerente da BookingSuite no Brasil. Desenvolvido pela matriz da Booking.com na Holanda, o algoritmo se baseia nos dados de demanda do destino, na taxa de ocupação para o período em cada acomodação oferecida (luxo, casal, single, etc), nas tarifas praticadas pelos concorrentes e em outras informações, inclusive se há previsão de grandes eventos.

Também de forma automática, o algoritmo considera os dados históricos de demanda, entre outras informações fornecidas pela Desbravador, e outras que o próprio hoteleiro pode acrescentar, até quando quer fazer uma promoção, por exemplo. A partir de todos esses dados, sugere a tarifa que, se for aceita pelo hotel, será tornada pública pela Desbravador imediatamente, não só no Booking.com, mas para todo o mercado.

Segundo Rubens, a maioria dos hotéis altera sua tarifa umas três vezes por semana, com base na disponibilidade, na procura e até quando ocorre um cancelamento de grupo, por exemplo. Com o sistema oferecido pela parceria Desbravador-Booking.com, “a gestão será automática”. Com isso, o hoteleiro consegue atrair mais hóspedes e oferecer uma tarifa condizente com a situação do mercado naquele momento.

A empresa Desbravador Software de Gestão Inteligente atende hoje cerca de 3.500 hotéis no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai, num total de 125 mil apartamentos. O diretor da empresa, Marcelo Pompeo da Silva, contou que a primeira investida da Desbravador na área de hotéis foi justamente em Foz do Iguaçu, há 26 anos. Antes, a empresa atuava só na área de software, em Chapecó (SC).

{gallery}BookingSuite{/gallery}
Fotos: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

NOSSOS CLIENTES

Carrossel de clientes

ENVIE SEU CURRÍCULO

Restaurante Tarobá

Sr. William Diego de OLiveira Rua Tarobá, 1048 – Centro de Foz. Telefone: (45) 2102-4425 E-mail: dp@grupotaroba.com.br CEP: 85851-220

LEIA MAIS