Hotéis de Foz terão ocupação média de 83% no Carnaval

A consulta projeta índice superior ao registrado no ano passado, quando o setor alcançou ocupação de 77%. O desempenho é sinal da recuperação do Destino Iguaçu após período de adversidades enfrentado em 2009 com a crise econômica mundial e a gripe.

Para o presidente do Sindhotéis, empresário Carlos Silva, a qualidade dos atrativos do município é fator fundamental para superar o momento turbulento. “Foz oferece ótimas alternativas de lazer, gastronomia e atendimento diferenciado por parte da rede hoteleira. E isso se reflete nesse número expressivo de ocupação, que deve aumentar com as solicitações de última hora”, avalia.

Origem – Os estabelecimentos quatro estrelas devem alcançar o maior índice, 92%. Já os hotéis duas estrelas devem chegar a 71%; os três estrelas, 83% e os hotéis cinco estrelas, 86%. A designação de estrelas representa uma similaridade com o padrão do Ministério do Turismo para fins ilustrativos (para ter a classificação o hotel tem que se ajustar às normas e se credenciar junto ao Ministério do Turismo).

Conforme o levantamento, o visitante brasileiro é maioria entre os hóspedes durante o carnaval, com participação média de 57,5%. Entretanto a estimativa aponta aumento considerável de turistas provenientes de outros países (42,5%). Para efeito de comparação, no ano passado, o turista estrangeiro correspondia a 18% do total de hóspedes na festa do Rei Momo.

Agenda – O carnaval em Foz do Iguaçu pode ser curtido de várias maneiras. Para quem gosta de agito tem o Carnafalls, com desfile de escolas de samba, escolha da rainha do carnaval, bailes, canja solidária e o tradicional concurso Meninas Veneno. A festa será promovida de sábado a terça-feira, na Avenida Duque de Caxias. Já a Rua Marechal Deodoro terá marchinhas das antigas e pierrôs no Carnaval da Saudade.

Para quem prefere um programa mais calmo, nada melhor do que passear pelos principais atrativos da região, como o Parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Parque das Aves, Macuco Safári, entre tantas outras atrações turísticas. A região oferece ainda a possibilidade de compras em Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

(Grampo Comunicação)