Hotel Show promove sustentabilidade para fortalecer turismo

Abertura da feira do Hotel Show - Foto Silvio Vera

Aberta nesta quarta-feira, 9ª edição do evento reúne 50 expositores até dia 19

Tradicional evento da hotelaria, motelaria e gastronomia, o Hotel Show teve início nesta quarta-feira (17) em Foz do Iguaçu. A edição deste ano reúne mais de 50 expositores e reserva novidades para quem comparecer à feira, a ser realizada até dia 19 no Centro de Eventos do Golden Tulip Internacional. Na programação, cerca de 20 palestras sobre temas de interesse da categoria, além da sempre aguardada Cozinha Show.

Durante a solenidade de abertura, que contou com a presença de empresários e autoridades, o secretário estadual de Turismo, Douglas Fabrício, destacou a iniciativa dos organizadores. “Parabenizo todos que se esforçaram para que esse evento se realizasse mais uma vez, mesmo em tempo de dificuldades. Isso mostra o empreendedorismo e a força que temos no Paraná. O setor de turismo, de eventos, de gastronomia pode ajudar muito na recuperação da economia.”

{gallery}Hotel_Show-2015{/gallery}

Júlio César Agostini, diretor de Operações do Sebrae-PR, também valorizou o investimento dos empresários que participam do Hotel Show. “O evento fortalece o turismo de negócios e eventos aqui em Foz do Iguaçu, que é uma atividade-chave que o Sebrae procura desenvolver. Foz do Iguaçu está de parabéns, é uma cidade que está se estruturando muito, passando por um processo de modernização na área de negócios e de turismo, que é sua vocação natural.”

O presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, ressaltou a realização do evento em um momento não muito confortável da economia. “Temos sido parceiros permanentes e continuaremos sendo parceiros do turismo no estado do Paraná e no país inteiro. Faremos aquilo que é a nossa parte para o engrandecimento do turismo, da hospedagem e da alimentação. Tenho certeza de que este evento será o sucesso de sempre.”

Para o presidente do Sindhotéis, empresário Carlos Silva, o Hotel Show é uma oportunidade para fortalecer o turismo e melhorar a capacidade de hospedagem e alimentação. “Eventos como este que estamos proporcionando para nossa cidade são muito importantes, assim como saber que temos apoiadores que acreditam nesse propósito. Entendemos que não é só necessário ter equipamentos de alta tecnologia, mas também fortalecer a nossa parte operacional.”

Segundo o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba, João Jacob Mehl, “é muito bom estar em Foz do Iguaçu, que sempre nos traz um alento. O que Foz do Iguaçu faz pelo Paraná e pelo Brasil anima toda a hotelaria”.

Importância para Foz – O diretor de Desenvolvimento do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, José Borges Bonfim Filho, representou o prefeito Reni Pereira na solenidade. “Gostaria de parabenizar os idealizadores e realizadores do evento, porque é de extrema importância para Foz e região. A cidade se orgulha de receber esses eventos que fazem diferença e trazem conhecimento e tecnologia de toda essa área, que representa tanto a nossa economia.”

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi representado pelo seu presidente, Licério Santos, que destacou o papel das autoridades e representantes de entidades locais. “O turismo pode trabalhar de forma organizada. Hoje temos três grandes eventos acontecendo, mais de dois mil agentes de viagem e operadores chegando para participar do Festival de Turismo das Cataratas, e isso demonstra a importância que Foz do Iguaçu tem para todo o segmento do turismo no Brasil.”

Marco Fatuch, vice-presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, agradeceu todos que prestigiam mais essa edição do Hotel Show. “Sem vocês essa feira não existiria. O meu muito obrigado a todos.”

Sustentabilidade – O Hotel Show é o maior evento do Sul do Brasil dedicado integralmente à hotelaria, motelaria, gastronomia e similares. O tema da edição deste ano é a sustentabilidade. De acordo com um dos organizadores, Plácido Oliveira, “a sustentabilidade hoje passou a ser uma questão de sobrevivência de quase todas as empresas, particularmente das empresas do setor de hospedagem e alimentação. Praticamente todos os nossos 50 expositores trouxeram produtos sustentáveis”.

Hotel Show – O Hotel Show é promovido pelo Sindhotéis Foz do Iguaçu e pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (SEHA). A realização do evento é da PJ Eventos, Feiras & Congressos, com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fomento Paraná e Itaipu Binacional, e apoio especial da Fecomércio, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Senac.

Hotel Show 2015
Data: de 17 a 19 de junho