Iguaçuenses são convidados a debater o futuro da cidade

coletiva1

coletiva1Um fórum democrático, aberto à participação de todos e sem conotações partidárias. Assim os representantes das instituições da sociedade civil promotoras do Fórum A Foz do Iguaçu do Futuro definiram o evento que será realizado no próximo dia 14 de abril, das 13h30 às 18h30, no Hotel Rafain Palace. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fozdofuturo.com.br.

Os representantes do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Acifi, OAB/Foz, Fundo Iguaçu e Sindhotéis participaram de uma entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (4), em que apresentaram os objetivos do fórum. “A ideia é reunir cerca de 1.200 pessoas e discutir soluções para a cidade em dez áreas pré-definidas. Essas propostas serão reunidas em um documento que será encaminhado às autoridades e aos candidados nas eleições deste ano”, afirmou o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.

“Porém, esse não será um documento fechado. Queremos que esteja acessível e aberto a contribuições de toda a população iguaçuense”, acrescentou o presidente do ICVB, Mauro Sebastiani.

Para o presidente da Acifi, Roni Temp, a melhoria das condições gerais de Foz do Iguaçu significa também constituir um ambiente mais próspero e seguro para investimentos na cidade. “A Acifi já vem trabalhando nesse sentido, buscando mobilizar a sociedade, desde 2001”, disse Temp.

O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, lembrou da parceria bem-sucedida firmada entre entidades ligadas ao turismo, que resultou na gestão integrada do turismo de Foz do Iguaçu. “Agora é uma iniciativa semelhante, só que ampliada para todos os demais setores do município e abertas à participação de outras entidades”, comentou.

“A OAB tem como missão a promoção da justiça e da paz social e, por isso, não poderia ficar de fora de uma iniciativa como esta”, enfatizou Gilder Neres, presidente da OAB-Foz do Iguaçu.

Ao fazer a inscrição, o participante irá optar por duas áreas de maior interesse. Os inscritos serão agrupados por temas, em mesas-redondas de oito a 10 pessoas. Entre os temas pré-definidos estão: Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Cultura, Esporte e Lazer; Gestão pública e governança; e Desenvolvimento Sustentável.

As discussões seguirão uma metodologia conhecida como investigação apreciativa. A metodologia reúne as reflexões de todos os integrantes do grupo para criar uma visão compartilhada de planejamento estratégico, com a definição coletiva de propostas de ação e dos agentes responsáveis.

Para a realização do evento, lembrou Piolla, foram necessárias várias parcerias entre as entidades patrocinadoras, que viabilizaram a infraestrutura, a participação de consultores para coordenar e facilitar a aplicação da metodologia.

Serviço:
Interessados em participar podem fazer sua inscrição através do site:
www.fozdofuturo.com.br.
As inscrições são gratuitas.

Telefone: 45 9815-5111
Email: secretaria@fozdofuturo.com.br