Instituto de Capacitação em Hotelaria, Gastronomia e Turismo inicia ações em 2020

Foz do Iguaçu ganhará o Instituto de Capacitação em Hotelaria, Gastronomia e Turismo em 2020. A criação foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região) em dezembro. A nova ferramenta será específica para atender às demandas profissionais da indústria do turismo.

O Instituto será o braço pedagógico e social do Sindhotéis para uma gestão dedicada exclusivamente ao Centro de Capacitação – hoje administrado pelo próprio sindicato. O próximo passo é formalizar a sua fundação com o registro da ata e do estatuto nos órgãos competentes, para posteriormente eleger a sua diretoria.

O Centro de Capacitação é um moderno equipamento com toda estrutura para realizar treinamento de colaboradores, encontros comerciais e confraternizações. O complexo possui três pavimentos, com cozinha-escola, auditório, uma suíte para aulas de governança, além de laboratórios e salas de aula.

O Instituto de Capacitação em Hotelaria, Gastronomia e Turismo tem como finalidades a promoção e o desenvolvimento de programas de ensino profissionalizantes para jovens e adultos, para a inserção no mercado de trabalho, de acordo com a Instrução Normativa nº 146, de 25 de julho de 2018, do Ministério do Trabalho.

No local será desenvolvida a promoção da educação, da cidadania e da inclusão social. Os participantes serão beneficiados com programas, projetos e atividades para o desenvolvimento e a capacitação pessoal e profissional, entre elas em organização de eventos, treinamentos, palestras, seminários, desenvolvimento de programas e pesquisas com faculdades, universidades e escolas técnicas.

O instituto vem potencializar as ações do Centro de Capacitação, que ao longo de 2019 realizou palestras, apresentações e cursos. Entre essas ações, atualização na legislação de prevenção e combate a incêndios e desastres, 3º Encontro Gastronômico Jesuíta Guarani Trinacional. Ainda, R$ 1,3 milhão em negócios foram prospectados durante a Rodada de Negócios realizada pelo Sebrae/PR e Sindhotéis. E para 2020, com a implementação do instituto, será possível conquistar novas parcerias e profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho.

• Neuso Rafagnin é presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu).