O Instituto de Capacitação em Hotelaria, Gastronomia e Turismo – IHGT foi declarado de utilidade pública, por meio de um projeto de lei (149/2022), de autoria do vereador Ney Patrício (PSD). O instituto desenvolve programas de ensino profissionalizante para jovens e adultos, com foco na inserção do mercado profissional.
“A declaração de utilidade pela Câmara para eles significa a possibilidade de eles angariarem recursos para mais treinamentos, capacitação e deixar o trabalhador dessa área, desse segmento econômico com mais condições de inserção no mercado de trabalho. É um papel fundamental que a Câmara faz reconhecendo isso e dando essa chancela de que o instituto pode realizar essas melhorias para os trabalhadores da área de turismo, bares e restaurantes”, enfatizou o vereador Ney Patrício (PSD).
Sobre o IHGT – O Instituto foi inaugurado em 19 de maio de 2016, na gestão do empresário Carlos Silva. Com 1.500m² de área construída em três pavimentos, tendo uma cozinha-escola com 500m², conta com estrutura para realizar treinamento,confraternizações e eventos gastronômicos, com salas de aula, auditório para 150 pessoas, uma suíte de 75 m² para aulas de governança e camareira (o),e laboratórios para eventos e turismo, entre outras atividades.
Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz Iguaçu e região, Marcelo Martini, o Instituto é um braço do Sindhotéis que vem cumprir a sua função social, “por meio desse decreto a entidade passa a ter legitimidade para firmar convênios com o poder público e outros órgãos, qualificando novos colaboradores para a categoria e também ofertando oportunidades de cursos profissionalizantes para jovens em vulnerabilidade social”.
Martini frisou que em breve o IHGT, terá declaração de utilidade pública estadual, o que permitirá atuar junto a empresas que podem optar em fazer doação de uma parte do imposto devido.
(Assessoria de Comunicação com informações Câmara Municipal).