Nesta última terça-feira (21), aconteceu na sede da OAB Foz, palestra sobre Lei Geral de Proteção de Dados no setor hoteleiro – LGPD, ministrada pelos advogados Aicha Andrade Quintero Eroud e Leonardo Possobam. O evento foi uma parceria do Sindhotéis e a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Foz do Iguaçu.
Participaram da palestra colaboradores de vários hotéis onde puderam interagir tirando dúvidas sobre o tema, o presidente da OAB Foz, Vitor Hugo Nachtygal e o presidente do Sindhotéis, Marcelo Martini, participaram do evento.
Para a especialista Aicha Andrade Quintero Eroud, advogada atuante e especialista na área de proteção de dados, o setor hoteleiro é diretamente atingido pela lei geral de proteção de dados, “esse setor deve estar adequado, tanto para proteger os hóspedes quanto aos funcionários, e demais fornecedores, é imprescindível que os hotéis vejam com outro olhar, é uma questão de proteção a empresa”.
Segundo a especialista, a LGPD deve ser vista sob a ótica de investimento, não de gastos, as empresas precisam estar em constante transformação e acompanharem as inovações.
O advogado Leonardo Possobam, disse que a LGPD ainda não é muito conhecida, está em vigência faz 2 anos, e que ainda não chegou ao conhecimento do grande público, “isso é questão de uma tendência, estamos numa crescente e os dados estão sendo cada vez mais importantes dentro da nossa cidade, da nossa economia, e isso vem se refletindo no dia a dia das empresas locais, é importante que as empresas tenham conhecimento, e não corram o risco de processos, que possam proteger os seus dados”.
Possobam frisou sobre os riscos multas e sanções, que pode ser de até 2 % do faturamento da empresa, limitando-se em R$ 50 milhões, podendo ocorrer até a exclusão do banco de dados.
Adriano Marcelo Maia, do Recanto Cataratas Resort, disse que esse tema é super importante nos dias de hoje, “estamos aqui em 14 funcionários, a empresa sempre está fazendo reuniões sobre isso, ainda a muitas dúvidas, e hoje aqui tivemos a oportunidade de aprender e sanar algumas dúvidas”.
Após assumir a gestão do Sindhotéis em janeiro deste ano, Marcelo Martini, tem feito várias parcerias, uma delas é com a OAB, onde o presidente Vitor Hugo Nachtygal se colocou à disposição para auxiliar o sindicato em ações, como palestras e seminários.
“Estamos vivendo outra realidade, a hotelaria, bares e restaurantes irão enfrentar novos desafios com a tecnologia e aplicativos, essa palestra vem ao encontro da nossa necessidade, é muito importante levar o conhecimento jurídico, esclarecendo como será o dia a dia dentro da empresa na aplicação das novas leis, e a OAB tem dentro do seu quadro, competentíssimos operadores do Direito, como presenciamos nessa palestra com os advogados Aicha Andrade Quintero Eroud e Leonardo Possobam”. Pontuou Marcelo Martini.