A necessidade de implantação de uma passarela elevada para pedestres na via de ligação entre a BR-277 e a Ponte da Integração Brasil–Paraguai voltou ao centro do debate institucional em Foz do Iguaçu. Por meio do requerimento nº 46/2026, o vereador Evandro Ferreira (PSD) solicita informações e providências urgentes sobre a adoção de medidas que garantam a segurança da população que vive e circula na região, especialmente após as mudanças promovidas no trecho que integra a Perimetral Leste.
A preocupação envolve, sobretudo, os impactos causados pelo tráfego rápido e intenso de veículos leves e pesados, cenário que passou a comprometer a travessia segura de pedestres. Moradores dos bairros Jardim Cataratas e Porto Meira, diretamente afetados pela nova configuração viária, convivem diariamente com riscos elevados de atropelamentos e acidentes, o que reforça a necessidade de uma resposta efetiva do poder público.
A reivindicação também reúne apoio de setores representativos da cidade. A construção da passarela está entre as demandas apresentadas pelos hoteleiros, representados pelo Sindhotéis, em reunião com o vereador e com o presidente da entidade, Fernando Rodrigues Dias. O pleito reforça o entendimento de que a melhoria da mobilidade urbana e da segurança viária no entorno da nova ponte é uma pauta de interesse coletivo, com reflexos diretos sobre moradores, trabalhadores e visitantes.
“Estamos diante de uma obra importante, mas que deixou de garantir o essencial: a segurança dos moradores. Hoje, comunidades estão separadas por uma via de tráfego intenso, sem travessia segura, expondo a população a riscos diários. A passarela não é opcional, é uma medida necessária para preservar vidas e garantir dignidade”, afirmou o vereador Evandro Ferreira.
No requerimento, o parlamentar busca esclarecer qual órgão é responsável pelas obras complementares no local, se existe estudo técnico voltado à travessia segura de pedestres e, caso ainda não exista, solicita a elaboração urgente de projeto para implantação de uma passarela elevada com acessibilidade. O documento também requer a definição de prazo para execução da obra, além de informações sobre eventuais medidas emergenciais adotadas para resguardar a população até a implementação de uma solução definitiva.
Na justificativa, Evandro Ferreira ressalta que a situação atinge diretamente famílias, estudantes, idosos e trabalhadores que dependem do trajeto diariamente. O vereador defende que grandes intervenções viárias devem ser acompanhadas de medidas mitigadoras capazes de reduzir impactos urbanos e sociais, assegurando que o desenvolvimento da infraestrutura ocorra em consonância com a proteção da vida e com a dignidade da comunidade.
Em resposta ao requerimento, a Itaipu Binacional informou que sua participação no projeto da Perimetral Leste esteve restrita ao aporte de recursos financeiros, por meio de convênio firmado com o Governo do Estado do Paraná. Dessa forma, a instituição orientou que os pedidos de informações e providências sejam encaminhados aos entes responsáveis pela execução da obra.
Com isso, a expectativa é de que a demanda por melhorias no local, incluindo a implantação da passarela, avance no âmbito do Governo do Estado, responsável pelas intervenções na via, a partir da articulação entre representantes políticos, lideranças institucionais e setores organizados da sociedade civil.
Com informações Assessoria Câmara Municipal / Assessoria Sindhotéis/Foto: Nereu Ambrozini







