Hotelaria e gastronomia de Foz são celebradas em livro do Sindhotéis

Livro Memorias web

Sindhotéis lança obra para marcar contribuição histórica ao desenvolvimento de Foz do Iguaçu

O lançamento do livro “Memórias” marcará o aniversário do Sindhotéis, que completa 42 anos nesta sexta-feira, 19. A obra será apresentada numa celebração à história com a presença de presidentes da entidade, empresários da hotelaria e gastronomia e convidados, no dia 26 de maio, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

A preservação da memória é indispensável à valorização histórica da comunidade, definição da identidade e afirmação das experiências coletivas. Esses são pressupostos para a cidadania. Mas nem sempre é possível seguir essa premissa porque as atribuições do dia a dia consomem a maior parte do tempo do homem. Imagine então arranjar tempo para registrar suas vivências.

O Sindhotéis, por exemplo, tem participação efetiva no desenvolvimento da hotelaria e gastronomia regional. É impossível falar do turismo sem mencionar o sindicato. O registro da sua trajetória, entretanto, foi prejudicado por uma série de fatores, como mudanças de sede e temporais que extraviaram e destruíram dezenas de importantes documentos.

Agora parte dessa história foi resgatada pela atual diretoria da entidade. O presidente do Sindhotéis, empresário Carlos Silva, destaca que a publicação retrata capítulos importantes a partir de memórias de presidentes (e seus familiares) e funcionários do sindicato e empresários do setor. “O livro é o registro das memórias de homens e mulheres com grande contribuição para a entidade e para Foz”, afirma Silva.

Produzido pela Grampo Comunicação, o livro possui 172 páginas, com capítulos dedicados a dez presidentes, aos funcionários da entidade e a 26 perfis empresariais. A obra também resgata vários tipos de documentos, como atas, editais, recortes de jornais e fotos históricas. Além do livro, será apresentado um documentário em vídeo com um resumo das entrevistas dos presidentes e familiares.

{gallery}Livro{/gallery}

Tempo – O livro parte de 1974, com o surgimento da associação e a formação do Sindhotéis um ano depois. A história do sindicato e o desenvolvimento do turismo são contados pelos dez presidentes da entidade e seus familiares. A obra abre espaço ainda para o início de outro importante desafio: recuperar a memória de empresários e empresárias com reconhecida contribuição para a expansão da nossa hotelaria e gastronomia.

O Sindhotéis agradece a todos que participaram da primeira etapa desse projeto, em especial aos entrevistados e apoiadores, entre eles CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) e Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). “Sem os parceiros seria impossível concretizar tal desafio”, frisa Silva.

“Com este trabalho, esperamos contribuir para valorizar o legado construído por empresários e profissionais que atuam nos segmentos da hotelaria e gastronomia, compartilhando momentos importantes para a atual e para as futuras gerações. Juntos, vamos olhar o passado com gratidão e trabalhar o presente para construir um futuro melhor para todos”, completa o presidente do Sindhotéis.

Empreendedores e visionários

Os depoimentos retratam o trabalho de famílias inteiras que se dedicaram à gastronomia e à hotelaria, mostram o turismo regional como oportunidade e projeto de vida para iguaçuenses e para pessoas que vieram de outros estados e países, muitas delas deixando para trás as dificuldades econômicas, guerras e perseguições ligadas à intolerância política.

Neste acervo de memórias, são compartilhadas histórias de verdadeiros visionários que apostaram nas potencialidades da região para convertê-la em destino turístico internacional. Os relatos revisitam momentos históricos que trazem a compreensão da relevância de Foz do Iguaçu e da região trinacional para as decisões geopolíticas do Brasil, Paraguai e Argentina.

As vivências rememoradas por homens e mulheres enfatizam casos e causos, desafios e dificuldades, enfim, constituem narrativas que refazem o percurso de décadas de histórias até a realidade atual da gastronomia e da hotelaria. Nas palavras e nas lembranças dos empresários, o fio da memória que conecta a expansão do turismo e o desenvolvimento de Foz do Iguaçu.