Luz Hotel completa 50 anos de tradição de hospitalidade

luz-hotel

O Luz Hotel completa 50 anos nesta semana. São cinco décadas de muita tradição e hospitalidade. Para marcar o jubileu, destacamos aqui na coluna os principais trechos da história da empresa relatadas no site  www.luzhotel.com.br

HISTÓRIA DO LUZ HOTEL

Fundado em 17 de agosto de 1962, a empresa “Luz Hotel Ltda”, é uma empresa genuinamente paranaense. Sua história passou por várias fases, sendo o primeiro estabelecimento hoteleiro denominado “Braz Hotel”, na Rua Santos Dumont. O inicio das atividades foi no dia 2 de setembro de 1962.  Em 1º de Dezembro de 1967 a empresa mudou o nome fantasia e passou a se chamar “Luz Hotel”. Sua sede estava situada nas proximidades da antiga Rodoviária, no centro da cidade.

CURIOSIDADE

Uma curiosidade da época é que as construções não contavam com banheiros privativos. Os poucos hotéis e pousadas utilizavam banheiros coletivos, geralmente localizados no final do corredor dos quartos, que por sua vez eram equipados com cama, guarda-roupa e uma pequena pia.

PROPRIETÁRIO DA OBRA

O engenheiro civil responsável pela construção da obra aparecia de tempos em tempos para fazer a vistoria e, entre uma visita e outra, foi surpreendido pelo proprietário da obra, que havia por conta própria erguido do primeiro piso em diante, “apartamentos”, equipados com banheiros individuais, considerado um “desperdício de dinheiro” para a realidade existente.

MAIS UM EMPREENDIMENTO

Em 1977 os proprietários começaram a construir um novo hotel, o “Sun Hotel”, na Avenida Juscelino Kubitschek, inaugurado em 1979 com a razão social “Empresa Hoteleira Roth Ltda”.

TERCEIRO HOTEL

Em meio à crise e em pleno Plano Cruzado (1986), decidiu-se por algo “diferente”. Passado o Plano Bresser (1987), os proprietários iniciaram, em 1988, a construção do terceiro hotel, que seria a nova sede do “Luz Hotel”. Em 1993 o “Luz Hotel” passou a exercer suas atividades hoteleiras na sede nova, em frente à nova “Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu”.

ACOMPANHANDO TENDÊNCIAS

O Luz Hotel foi planejado para ser um estabelecimento hoteleiro econômico e, desde a sua construção, implementou-se na estrutura física equipamentos que objetivam a redução de consumo de energia elétrica e gastos excessivos com aquecimento de água, o que torna transparente a nossa constante preocupação com o Meio Ambiente e as questões sociais da comunidade no qual estamos inseridos.

CASAL PIONEIRO E EMPREENDEDOR

No ano do seu Jubileu, a empresa “Luz Hotel Ltda” homenageia o Sr. PEDRO GRAD ROTH, sua esposa, a Sra. SILMARA TEREZINHA TONDO ROTH, todos os Hóspedes, Empresas parceiras, Fornecedores e Funcionários que fizeram de um “sonho de menino” uma realidade para muitas famílias que conosco se hospedam ou que desta empresa dependem.

Muito além de sermos apenas um hotel, somos uma Família que hospeda outras famílias e, de geração em geração, já são 1/2 século de história… e estamos só começando!

Fonte: www.luzhotel.com.br

luz-hotel