Maior divulgação sobre cobrança de “couvert”

O Paraná acaba de ganhar uma nova lei sobre a oferta de “couvert”. Ela determina que os restaurantes, lanchonetes, bares e demais estabelecimentos de gênero similar que adotam o sistema de “couvert” disponibilizarão ao consumidor a descrição clara do preço e da composição do serviço.

SOLICITAÇÃO PRÉVIA
A nova lei veda aos estabelecimentos o fornecimento do serviço de “couvert” ao consumidor sem solicitação prévia, salvo se oferecido gratuitamente. Vale destacar que o serviço prestado em desconformidade com a regra não vai gerar qualquer obrigação ao pagamento.

O QUE É COUVERT?
Para os fins da lei entende-se como “couvert” o serviço caracterizado pelo fornecimento de aperitivos sólidos e líquidos, assim definidos pelo estabelecimento, servidos antes do início da refeição propriamente dita.

PARA QUEM VALE A LEI?
A Lei 17301 vale para restaurantes, lanchonetes, bares e demais estabelecimentos de gênero similar. Seu descumprimento acarretará em sanções ao responsável infrator. Ela entra em vigor em 17 de outubro de 2012 (exatamente 30 dias após sua publicação no Diário Oficial).

FEDERAÇÃO COMPLETA 57 ANOS
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) completou 57 anos e você faz parte dessa história! Fundada em 23 de setembro de 1955, como Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), a entidade é referência na defesa do setor, assegurando aos sindicatos e às empresas do setor as melhores condições para o seu crescimento, criando um ambiente favorável de representação e conhecimento. E vale lembrar que o SINDHOTÉIS faz parte da diretoria efetiva da FBHA, ocupando cadeira na diretoria, através do empresário Carlos Silva.

PARABÉNS, LUCI!!!
O SINDHOTÉIS, através da sua diretoria e colaboradores, parabeniza a Luci Roberto, ou melhor, a LUCI, pelo aniversário comemorado ontem, dia 30, em pleno domingão.  A trajetória da Luci se confunde com a própria história da entidade, por nisso não poderíamos deixar de demonstrar publicamente o nosso efusivo desejo de felicidades, saúde e paz para a nossa excelente profissional.

REDES SOCIAIS DO SINDHOTÉIS
O SINDHOTÉIS implantou seus canais de comunicação nas redes sociais. O objetivo é ampliar as formas de divulgação dos serviços e notícias do sindicato via Facebook e Twitter. Acesse agora o perfil “Sindhotéis Foz” no Facebook e interaja conosco, deixando seu recado, compartilhando ou apenas curtindo as nossas postagens de texto e fotos. Já no perfil www.twitter.com/sindhoteisfoz  você saberá em primeira mão as notícias curtas do setor. Fique atento.
SINDICATO ATENDE EMPRESAS DA REGIÃO
Todos os serviços prestados pelo sindicato beneficiam estabelecimentos de dez municípios do Oeste do Paraná: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Diamante D’Oeste, Itaipulândia, Missal, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.

SEJA FORTE, ASSOCIE-SE AO NOSSO SINDICATO
__________________________________________________________