SindRio confirma que hotelaria do Rio de Janeiro está preparada para a Copa de 2014

brasil2014

O SindRio, sindicato patronal que representa os hotéis, bares, restaurantes e casas noturnas do Rio de Janeiro, garante que os setores de hospedagem, gastronomia e entretenimento do Rio já estão preparados para receber a Copa de 2014. Com um universo de cerca de 550 estabelecimentos de hospedagem e mais de 12 mil restaurantes, lanchonetes, bares e similares, a cidade é uma das capitais brasileiras que mais gera empregos no turismo e tem recebido crescentes investimentos no setor.

“Nós temos hoje um grande arsenal de produtos turísticos para oferecer aos nossos visitantes e serviços e instalações com qualidade de primeiro mundo”, afirma Alexandre Sampaio, presidente do SindRio, lembrando que a gastronomia da cidade tem sido um dos aspectos mais elogiados pelos turistas. “Até 2014, nossa rede hoteleira estará ainda mais ampla e pronta para receber a demanda de uma abertura ou uma final de Copa do Mundo”, acrescenta Sampaio.

De acordo com estudos recentes do Sindicato, os profissionais da hotelaria e do setor de alimentação também estão mais qualificados. Em 1995, 42,6% tinham mais de oito anos de estudo. No ano de 2005, eles já representavam 68,2% dos empregados no setor.

Para o presidente do SindRio, os recentes investimentos de grandes redes hoteleiras internacionais também estão tornando o segmento mais competitivo. “O Rio tem potencial para receber os mais diversos perfis de turistas, dos que preferem optar por albergues e hospedagem Cama & Café, aos que fazem questão de ficar em um hotel cinco estrelas”, destaca Alexandre Sampaio.