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Ministério do Turismo assina declaração para o desenvolvimento do Turismo Gastronômico no Mercosul e Chile

Ministério do Turismo assina declaração para o desenvolvimento do Turismo Gastronômico no Mercosul e Chile

Os países vão implementar ações conjuntas para desenvolver o segmento na região e atrair mais turistas que buscam esse valioso atrativo

No terceiro dia da principal feira de Turismo da América Latina, a FIT, que neste ano acontece em Buenos Aires (ARG), o Brasil deu um passo significativo para o fortalecimento do turismo gastronômico nacional. Ao lado dos líderes dos países do Mercosul e também do Chile, o MTur assinou a “Declaração de Buenos Aires sobre Turismo Gastronômico Regional”.

O documento reúne Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai em um compromisso conjunto para desenvolver e implementar estratégias que fortaleçam e deem visibilidade mundial à gastronomia regional, como um patrimônio cultural e um importante atrativo turístico.

Representando o ministro Celso Sabino, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo, Carlos Henrique Sobral, destacou que o objetivo é fortalecer a cultura gastronômica, por meio da valorização dos sabores típicos e da herança da culinária, impactando o desenvolvimento local.

“Em muitas regiões o turismo gastronômico movimenta toda a cadeia econômica do município, que inicia com o pequeno produtor até chegar na mesa do restaurante. E isso impacta e movimenta a economia e a geração de empregos na região, trabalho esse que o ministro Celso Sabino tem se empenhado e trabalhado para que cada vez mais turistas internacionais venham ao Brasil e provem da nossa culinária, impulsionando, de forma significativa, a nossa economia”, concluiu.

Com o objetivo de atrair turistas que buscam experiências autênticas e culturais, gerando mais visibilidade e oportunidades para os produtos e serviços locais, a Declaração de Buenos Aires sobre Turismo Gastronômico Regional faz parte da estratégia de integração regional “Visit South America”.

A marca, desenvolvida pelo Brasil no ano passado, proporciona a integração regional, na medida que promove e posiciona internacionalmente os destinos dos países do Mercosul, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

Para contribuir com a estratégia promocional, os países disponibilizaram o site https://visitsouthamerica.travel/ com informações a respeito das cinco rotas trabalhadas inicialmente de forma integrada: Caminho dos Jesuitas (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai); Rota da Patagônia (Argentina e Chile); Rota da Puna (Argentina, Bolívia e Chile); Rota do Vinho e dos Andes (Argentina, Chile e Uruguai); e Rota da Selva (Brasil, Argentina e Paraguai).

CULINÁRIA BRASILEIRA EM DESTAQUE- O chef paraense Saulo Jennings é o primeiro Embaixador Gastronômico da ONU Turismo no mundo. O anúncio aconteceu na 4ª e última reunião técnica do G20 Turismo, realizada em Belém (PA) em setembro e que reuniu delegações de países do G20 e também de nações convidadas.

Considerado um dos principais representantes da culinária amazônica, a partir de agora, o chef brasileiro representará o país como referência de valorização da comida inspirada na rica cultura alimentar da região do Tapajós, no Pará.

A culinária brasileira tem avaliação positiva de mais de 95% dos visitantes internacionais, reforçando o papel da gastronomia como um dos principais atrativos turísticos do Brasil e que contribui para o fortalecimento da economia e do turismo nacional.

Por Victor Maciel / Comunicação do Ministério do Turismo

 

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