Home »

Ministério do Turismo certifica 2 hotéis em Foz do Iguaçu

Ministério do Turismo certifica 2 hotéis em Foz do Iguaçu

certificado-estrelas

Dois dos hotéis mais tradicionais de Foz do Iguaçu receberam o Certificado de Classificação Hoteleira. A cerimônia de entrega aconteceu na sede do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), na quarta-feira, 17.
{morfeo 22}
O evento contou com a participação de lideranças do setor turístico e autoridades, entre elas o secretário de Políticas do Ministério do Turismo, Vinícius Lemmertz, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira. “A classificação vai colocar Foz como número 1 em classificações no Brasil”, apontou Lemmertz.

O secretário ainda destacou que o modelo de classificação adotado no município por meio do Sindhotéis e da ABIH Regional Oeste (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Regional Oeste do Paraná) poderá servir de parâmetro nacional. “Agradeço aos hotéis Bella Italia e Nadai por esta conquista e pela iniciativa.”

O fundador do hotel Bella Italia, Arnado Bortoli, lembrou a responsabilidade do empreendimento ao receber o certificado. “Quando a gente classifica, a gente vende uma imagem e se expõe. Temos um grande compromisso que é o de preencher o que temos que entregar ao cliente”, disse. O Bella Italia é o primeiro hotel 4 estrelas do estado.

Para o diretor do Nadai Confort Hotel, Nilson de Nadai, a certificação é o primeiro passo para uma maior qualificação. “Acredito na minha equipe para corresponder à expectativa e honrar esta classificação. Não vamos deixar a desejar”, destacou. O hotel também está classificado como 4 estrelas.

Durante a cerimônia, a proprietária da Pousada Bella Casa, Silvana Werner, foi chamada para receber o certificado de avaliação prévia de classificação hoteleira. “Para mim é uma surpresa estar aqui. Fico feliz com este certificado e agradeço a todos.” A avaliação prévia é parte do processo de certificação com estrelas.

Importância – O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, apontou a importância da preparação da cidade para receber grandes eventos, como acontece agora com os X Games. De acordo com ele, os contatos com o Ministério do Turismo já estão sendo realizados. “Estamos fazendo nossa parte, pois o turismo é uma prioridade. Precisamos mostrar as potencialidades e a capacidade de Foz.”

Atualmente existem 50 estabelecimentos avaliados e 15 em processo final de classificação. O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, destacou que a cidade se prepara para aumentar a quantidade de hotéis certificados. “Queremos priorizar a qualificação dos serviços, através da implantação de um centro de qualificação. Assim, fortalecer o compromisso com esta classificação.”

A presidente regional da ABIH, Simone Eloísa Villanueva, falou sobre o valor da qualificação hoteleira atualmente. “Me orgulha fazer parte deste momento. Temos compromisso com o município. O serviço de consultoria que estamos oferecendo os hoteleiros é um auxilio importante para o processo de classificação”, frisou.

SBClass – A classificação com estrelas não é um processo obrigatório, mas voluntário. É realizado pelo Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass). O pré-requisito para a classificação é estar inscrito no Cadastro Nacional de Turismo (Cadastur).

A classificação vai de 1 a 5 estrelas, e os valores variam conforme o tipo do meio de hospedagem e a categoria pretendida. A avaliação é feita por meio de parceria com o Inmetro, instituição avaliadora, e com matrizes específicas para os diferentes tipos de hospedagem.

O objetivo da classificação é orientar os consumidores quanto ao padrão de qualidade. A validade é de 36 meses. Durante esse período é realizada uma nova avaliação para verificar a manutenção do atendimento conforme os requisitos da matriz. O novo sistema foi instituído em 2011 pelo Ministério do Turismo.

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

City Bier Petiscaria

Rua Quintino Bocaiuva, 1088, Centro. Atendimento: De segunda à sexta – 16h às 00h | Sábado – 11h às 00h. Foz do Iguaçu, PR. www.facebook.com/citybierpetiscaria/?locale=pt_BR

LEIA MAIS