Missão Técnica Internacional de Bechmarking

MEDELLÍN Destino Turístico Inteligente

Karin Pan, consultora do Sindhotéis Foz, participou na última semana da Missão Técnica Internacional de Bechmarking, que aconteceu na cidade de Medellín, na Colômbia.

A missão foi coordenada e promovida pelo Setor de Turismo do SEBRAE PR em parceria com a FECOMÉRCIO PR, cujo objetivo foi buscar informações e experiências para enriquecer a maneira de pensar e enxergar os desafios e transformá-los em aprendizado e inovação.  Foz do Iguaçu foi representada pelo empresário hoteleiro Jaime Mendes que compõe a Direção do Visit Iguassu e o Sindhotéis,  e a consultora Karin Pan pelo Sindhotéis, para poder ampliar a base de suporte aos associados e governança da cidade.

Com cerca de 3,7 milhões de habitantes, Medellín é considerada a segunda maior cidade da Colômbia.  Aderiu ao projeto Destinos Turísticos Inteligentes, promovido pela Sociedade Mercantil Estadual de Gestão da Inovação e Tecnologia em Turismo, da Espanha, em dezembro de 2020.

Possui um ecossistema de inovação ativo e em evolução, desenvolvendo projetos que abrangem aspectos de modernização do Observatório Turístico para uma Unidade de Inteligência Turística; desenvolvimento da Marca Cidade – “Medellín Aquí todo florece”; campanha Destino Turístico Seguro de Medellín; programa de estímulo à Sustentabilidade e Reativação do Setor de Turismo; fortalecimento de iniciativas comunitárias com foco no Turismo Criativo; projetos de infraestrutura Caminho Universal dos Sentidos; Centro Inteligente de Experiência e Atendimento ao Visitante, uso dos dados, dispositivos utilizados para promoção e experiência do turista.

A construção da nova marca “Medellín Aquí todo florece”, constrói uma nova narrativa à cidade onde tudo é transformação, inovação, crescimento e desenvolvimento, dando origem a 4ª Era Industrial e Metrô Medellín. A era da ciência, educação, tecnologia e informação. Tornando Medellín uma das 5 Smart Cities do Mundo, neste processo obtém-se conhecimento detalhado sobre o sistema integrado de transporte público e uso de dados para a mobilidade urbana.

Em 2013, Medellín foi declarada a cidade mais inovadora do mundo no concurso City of the Year, do Walt Street Journal. Consolidada como destino de referência internacional em boas práticas de inovação urbana e resiliência social. Em 2020 Implanta o CVS – Centro Vale do Software nas comunas de Medellín com inteligência artificial avançada de total acesso à comunidade, mola propulsora do desenvolvimento, inovação, acessibilidade e inclusão social.

O estado de Antioquia onde Medellín está inserida, se transformou em uma nova era de Marketing Digital como “Antioquia es Mágica”. Neste conceito são tratadas as estratégias de promoção e comercialização do turismo regional, por meio da nova Plataforma Oficial de Turismo. Os eixos desta sustentação são: Experiência, Tecnologia, Inovação, Criatividade, Promoção e Marketing.

Para Karin Pan, foi uma experiência transformadora, “nos fez romper paradigmas e nos abrirmos para o novo, novas oportunidades de transformação e inovação com base na evolução científica e educacional com a inclusão da comunidade e da acessibilidade”.

Marcelo Martini – presidente do Sindhotéis, disse que essa cooperação técnica realizada pelo Sebrae, é de extrema importância, principalmente para essa nova realidade que estamos vivendo,” temos que buscar novos caminhos e nada mais certo do que buscar destinos que deram certos, Medellín saiu de uma alta complexidade em relação a violência e ao tráfico de drogas, ressurgindo como um destino de turismo de lazer, passeio e com segurança, e hoje eles são exemplos para o mundo, são modelos assim que temos que conhecer e trazer para a nossa realidade”.

(Assessoria de Comunicação Sindhotéis).