Home »

Mtur responde dúvidas de Foz sobre novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes

Mtur responde dúvidas de Foz sobre novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes

hotelaria-funcionarios


hotelaria-funcionariosO novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes está valendo desde o começo de julho.  A principal mudança foi a troca da tradicional ficha de papel por formulário eletrônico na hora de preencher o cadastro dos clientes. A modernização naturalmente despertou dúvidas entre alguns empresários e funcionários dos meios de hospedagem.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu acionou a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação para esclarecer dificuldades enfrentadas pela base e requisitar a vinda de um técnico para ministrar uma palestra na cidade.

A FBHA, por sua vez, fez a ponte com o Ministério do Turismo. Esta semana o Mtur, responsável pela implantação do sistema informatizado em todo o País, respondeu algumas dúvidas dos associados dos SINDHOTÉIS.

1 – Não é possível acessar o Sistema por não aceitar o CPF (login inicial):
Muitos prestadores não se recordam do CPF que está cadastrado no Cadastur, nesse caso se não conseguir resolver entrando em contato com o 0800 6068484 ou atendimento.cgst@turismo.gov.br entrar em contato com a Secretaria de Turismo do Estado por telefone ou por e-mail relatando o problema que vamos verificar caso a caso.

2 – Dificuldades na integração do Sistema com os programas de gestão utilizado pela empresa:
Nesse caso apenas a empresa que desenvolveu o software pode auxiliar, pois essa integração depende exclusivamente dela. Caso a empresa esteja com algum problema técnico para realizar a integração pode entrar em contato com o 0800 6068484 ou atendimento.cgst@turismo.gov.br que a TI do Ministério verifica a inconsistência. 

3 – O hóspede se recusa a fornecer o CPF e a ficha não pode ser enviada sem esse dado:
Entendemos que é necessário uma mudança de cultura por parte dos hóspede para que passem a informar o CPF. O Ministério pretende disponibilizar material de divulgação e sensibilização para os meios de hospedagem informando da obrigatoriedade de fornecer todos os dados para preenchimento da FNRH.  

4 – Alguns países informados como local de origem ou destino, não são aceitos:
Temos que saber de qual país se trata, pois esse campo está de acordo com a tabela do IBGE que está disponibilizada no site www.hospedagem.turismo.gov.br na aba manuais.  

5 – Alguns tipos de documentos (como passaporte) não são aceitos no caso de estrangeiros e, eles não possuem CPF:
Em todos os testes que realizamos o passaporte é aceito para os estrangeiros e já temos várias FNRH’s preenchidas com essas informações. 

6 – Dificuldade em entender os manuais (passo a passo):
Caso tenha alguma dificuldade em entender os manuais pode entrar em contato com nossa central de atendimento para esclarecer.

NOVO SISTEMA VAI ELABORAR
PERFIL COMPLETO DOS HÓSPEDES
Com os dados, o governo federal pretende elaborar um perfil mais completo dos hóspedes, identificando o perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região. Futuramente o banco de dados vai ajudar a melhorar a elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico.

As novas regras seguem as exigências da Lei 11.771/2008 e Decreto 7.381/2010. Dúvidas sobre a legislação e outras informações podem ser esclarecidas no site www.hospedagem.turismo.gov.br ou pela central de atendimento no telefone 0800 606 8484.

(Sindhotéis)

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO