Neuso Rafagnin assume presidência do Sindhotéis

Neuso Morello Rafagnin

Neuso Morello Rafagnin Foto Marcos Labanca
“O nosso compromisso é dar resultado e buscar eficiência”, afirma novo presidente

O Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região) empossa às 20h30 desta quinta-feira, 1º, a diretoria para o quadriênio 2018 a 2021. O novo presidente é Neuso Morello Rafagnin, empresário da hotelaria e gastronomia que possui trajetória extensa na atividade pública em prol do desenvolvimento do turismo.

“O nosso compromisso dentro do Sindicato é dar resultado. É dar continuidade ao trabalho e fazer ainda mais em prol do associado e do turismo. Temos que buscar a eficiência que satisfaça aos empresários dos meios de hospedagem, gastronomia e similares, que são a base da entidade”, afirma Rafagnin, que substitui na presidência o também empresário e hoteleiro Carlos Silva.

Associado sempre presente do Sindhotéis, Neuso Morello Rafagnin tem participado das atividades sindicais ao longo das quatro décadas da entidade. Um exemplo é a contribuição na época da construção da sede administrativa, em 1986, na época sob a presidência de Esoani Portes. Também participou das negociações salariais ao longo dos últimos anos.

Trajetória – Neuso Morello Rafagnin nasceu em Lagoa Vermelha (RS), em 13 de fevereiro de 1952, e reside em Foz do Iguaçu desde 1960. Aos 65 anos, além do empreendedorismo empresarial, traz na bagagem a experiência em várias entidades iguaçuenses, bem como em cargo eletivo.

Entre suas principais atividades como agente público, destaques para atuação marcante na ABIH Regional Oeste Paraná, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). Também foi vereador (2005 a 2008) e secretário Municipal de Turismo (2001 a 2004).

Como secretário Municipal de Turismo, por exemplo, Neuso Rafagnin teve papel fundamental na reativação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), em 2001. Hoje o órgão é a principal ferramenta para o debate de políticas públicas para o setor, ao lado da Gestão Integrada do Turismo.

Além de Neuso Rafagnin, a nova diretoria do Sindhotéis é composta por Camilo Rorato, Nilson de Nadai, Adão Antunes, Sérgio Bonetti, Marcelo Martini, Marcos Beato, André Rafagnin da Silva, Jaime Machado Mendes, Márcio Ramirez, Nelson Luiz Seibt, Adélcio Rafagnin, Neiva Maria Pires, Luiz Aparecido Dameto, Carlos Ivan Spada e Ari Martignoni.

Trajetória Neuso Morello Rafagnin
* Vice-presidente do Cataratas Iate Clube (anos 80)
* Fundador e presidente do Foz do Iguaçu Esporte Clube (1988 a 1992)
* Diretor da ABIH Regional Oeste Paraná (1999 a 2001)