Pedro Grad Roth home Noticias

Nota de Pesar – Pedro Grad Roth

Pedro Grad Roth home
É com extremo pesar que o Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) de Foz do Iguaçu e Região comunica o falecimento de Pedro Grad Roth, nesta segunda-feira, 30, em Foz do Iguaçu. Em nome da diretoria do Sindhotéis, deixamos condolências aos seus familiares.

A história do Sindhotéis está diretamente ligada a trajetória de Pedro Roth. Em 23 de setembro de 1974, os empresários da hotelaria e gastronomia iguaçuense elegeram os responsáveis por fazer a transformação da Associação de Hotéis e Similares de Foz do Iguaçu, em sindicato. Coube ao empresário a honra de escrever seu nome na história.

Já como presidente da associação, Pedro Grad Roth convocou, em 2 novembro de 1974, assembleia geral extraordinária para o dia 2 de dezembro, na sede social da entidade, localizada na Avenida Brasil, 1.205. Na ordem do dia: aprovação dos estatutos de reconhecimento como Sindicato de Hotéis e Similares de Foz do Iguaçu, de acordo com o artigo 518 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Realizada a assembleia e aprovada a criação do sindicato, teve início a jornada para conquistar a carta sindical. Após muita luta, finalmente veio a conquista histórica: a criação do sindicato por parte do governo federal. Em 19 de maio de 1975, o ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, assinou a carta sindical. A data acabou adotada como o dia oficial de fundação do Sindhotéis.

Velório – Será realizado hoje, após as 18 horas, na Loja Maçônica União das 3 Fronteiras (Rua Jerusalém, esquina com Lisboa –atrás do Centro de Distribuição da Panorama). O enterro será nesta terça-feira, em horário a ser definido.

Clique aqui para ler o perfil do Pedro Grad Roth publicado no livro “Sindhotéis – Memórias”, em 2017. Veja também os principais trechos da entrevista em vídeo que integra o documentário. https://youtu.be/NAVS2noAllA

Foz do Iguaçu, 30 de abril de 2018

Neuso Morello Rafagnin, presidente do Sindhotéis