Darci Piana
Fazia um frio de nove graus em Curitiba, quando as 20h da noite de 7 de julho de 1947 foi realizado o ato solene de criação do Senac Paraná, na sede da Associação Comercial do Paraná. A primeira Delegacia Estadual, como era chamada a atual Direção Regional, foi instalada em seguida no Edifício João Prosdócimo, na Praça Tiradentes.
Os primeiros cursos foram criados já no dia 8 de julho, com turmas de Prático de Escritório, que formou oito alunos, e Prático de Comércio (Balconista), com 24 formandos. No mesmo ano, foram concedidas 90 bolsas aos melhores alunos das escolas técnicas do estado.
Em janeiro de 1949, a Delegacia Estadual foi transformada em Departamento Regional do Senac.
Onze anos mais tarde, em 28 de abril de 1960, o Senac instalou um dos seus cursos de maior repercussão, o de Cabeleireiro, fundamental para a profissionalização da atividade.
Chegamos então a 2 de fevereiro de 1962, quando foi inaugurado o Restaurante-Escola Senac, nas dependências do Club do Comércio, no sexto andar do prédio da ACP, na Rua XV de Novembro. O restaurante já existia desde meados da década anterior, como um ponto de encontro do empresariado paranaense.
Enfim, em 24 de abril de 1968, entrou em atividade o Restaurante-Escola de Curitiba, com o nome de Restaurante-Escola Fritz Johnscher, homenagem ao pioneiro da hotelaria e da gastronomia no Paraná.
Ao longo de sua história, o Senac já realizou cinco milhões de atendimentos. Hoje são 33 unidades de Educação Profissional no estado e uma Unidade de Educação Profissional a Distância – UEAD, além de dois Pontos de Atendimento. O Senac conta ainda com três unidades móveis e 54 ambientes de prática profissional. Outras nove unidades estão em construção no estado, sem contar as revitalizações e reformas em andamento.
Em 2013, foram realizados 99.431 atendimentos, com R$ 48 milhões investidos no PSG, o Programa Senac de Gratuidade. O Senac também recebeu 18.659 matrículas para o Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, este em parceria com o governo federal.
Os restaurantes-escola já somam quatro no Paraná; nove são as lanchonetes-escolas, mesmo número das confeitarias-escola; existem dois cafés; 27 salões de beleza-escola; duas podologias-escola e um mercado-escola.
Curitiba e o Paraná mudaram muito desde aquela noite de 1947. Mesmo o nosso frio tão conhecido parece andar meio sumido. O que não mudou foi a importância que o ensino profissionalizante tem para o Senac.
Tantos anos depois, ele mantém seu ânimo renovado, para formar milhares de paranaenses nesta contínua transformação em direção à melhor qualidade de vida e ao bem-estar da nossa população.
*Darci Piana é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná