Home »

Obrigado, Foz do Iguaçu!

Obrigado, Foz do Iguaçu!

hotel-brasil

OBRIGADO, FOZ DO IGUAÇU!

hotel-brasil
Vista parcial do Hotel Brasil – Foto: Acervo de Renato Rios.

Desde o primeiro hotel e do primeiro restaurante, recebemos a todos com o mesmo carinho e com a mesma intensidade com a qual amamos a nossa terra.  O nosso trabalho é a melhor forma de gratidão a Foz do Iguaçu, que completa 100 anos com muitos motivos para comemorar.

O SINDHOTÉIS comemora o centenário da Terra das Cataratas com muita alegria e gratidão ao lado dos pioneiros e empresários da hotelaria e da gastronomia iguaçuense. Afinal, Foz do Iguaçu sempre acolheu de braços abertos aqueles que aqui vieram para fincar suas raízes.

Foi assim já com Frederico Engel, proprietário do Hotel Brasil, o primeiro estabelecimento hoteleiro da cidade. Engel enfrentou dificuldades na implantação e na administração do primeiro hotel da cidade. Com o tempo recebeu os primeiros turistas, precipitando a vocação econômica que a região viria a desenvolver com o tempo.

A origem – Graças à visão de empreendedores como Frederico Engel, hoje falar da história de Foz do Iguaçu é também falar da história da hotelaria e gastronomia da nossa cidade, que tem como representação maior o SINDHOTÉIS. Os trabalhos desenvolvidos pela entidade sempre foram no sentido de buscar a união e dedicação em prol do desenvolvimento de nossa comunidade.

Com a expansão do turismo, veio a necessidade de reunir os empresários em torno de uma entidade.  A história do SINDHOTÉIS começa a ganhar corpo em junho de 1.974, com a fundação da Associação Profissional de Hotéis e Similares de Foz do Iguaçu. O primeiro presidente da Associação foi Pedro Grad Roth, eleito em 23 de Setembro de 1.974.

Com o objetivo de unir e profissionalizar a classe representada pela associação, muitas atividades foram realizadas, mas a principal foi desenvolver ações que elevariam a Associação Profissional de Hotéis a Sindicato.

Apesar das dificuldades, oito meses depois, Pedro Roth, então presidente da Associação Profissional de Hotéis e Similares de Foz do Iguaçu recebeu a Carta Sindical assinada pelo Dr. Arnaldo Prieto – Ministro do Trabalho. No dia 19 de maio de 1975, estava oficialmente fundado o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu.

construcao-sede-sindhoteis
Após sedes provisórias, empresários constroem sede do SINDHOTÉIS
Foto: Acervo SINDHOTÉIS.

Após Pedro Roth, o SINDHOTÉIS teve como presidentes: Osvaldo Damião; Santo Salvatti; Júlio César Gomes de Oliveira; Wilson Eckartdt; Homero Girelli; Esoani Portes; Carlos Tavares; Luiz Antônio Rolim de Moura. O atual presidente é o Carlos Silva.    O SINDHOTÉIS coleciona momentos históricos em cada gestão, desde a construção da sede própria às bandeiras a campanhas levantadas pela comunidade. Todas as diretorias permitiram ao sindicato ter o papel de destaque e representatividade na sociedade.

Hoje, ao comemorar o centenário de Foz do Iguaçu, reforçamos a nossa missão: assegurar às empresas representadas condições necessárias para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.  E a nossa visão: liderar a comunidade empresarial representada, com reconhecida influência no desenvolvimento da região. Com esses dois princípios temos a certeza que estaremos contribuindo para a continuidade do desenvolvimento de Foz do Iguaçu.

SEJA FORTE, ASSOCIE-SE AO NOSSO SINDICATO!
__________________________________________________________
SINDICATO DE HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES
MAIS INFORMAÇÕES: (45) 3027-1836
WWW.SINDHOTEISFOZ.COM.BR

Facebook
Google+
Twitter

hospedagem

gastronomia

motéis

lazer