Observatório Nacional de Turismo disponibiliza dados sobre turistas internacionais no Brasil

Novo Painel torna público aspectos como país de residência do visitante, via de acesso e portão de entrada no país.

A partir de agora, os cidadãos brasileiros têm acesso, de forma fácil e dinâmica, a informações detalhadas sobre a chegada dos turistas internacionais ao Brasil. Já está disponível no Observatório Nacional de Turismo, no Portal do MTur: o Painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil.

No Painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil, é possível fazer o cruzamento de dados, por meio de gráficos interativos, de viagens de estrangeiros e de brasileiros que residem no exterior desde 1989 até 2020, sendo atualizado periodicamente. São recortes como período de chegada (ano e mês); origem (continente e país de residência); portão de entrada no Brasil (Unidade da Federação); e vias de acesso (aérea; terrestre; marítima e fluvial).

“Quando observados ao longo do tempo, esses painéis ajudam na avaliação do desempenho do país na recepção de visitantes internacionais e, consequentemente, tornam-se fundamentais para que sejam adotadas ações de promoção do Brasil enquanto destino turístico”, ressaltou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Os dados são obtidos a partir da base de informações da migração de 2020, disponibilizados pela Polícia Federal, e dos resultados das pesquisas de demanda turística internacional, realizadas pelo Ministério do Turismo.

OBSERVATÓRIO – Lançado no ano passado, o Observatório Nacional de Turismo foi desenvolvido pela Coordenação-Geral de Dados e Informações, e apresenta por meio de publicações, painéis, indicadores e anuários estatísticos importantes para subsidiar políticas públicas, programas e ações para o setor de turismo.

Além do Painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil, estão disponíveis panoramas sobre: “Ocupações formais do setor de turismo no Brasil” e “Perfil socioeconômico das ocupações do setor de turismo no Brasil”.

(Por Paula Rosa /Assessoria de Comunicação do MTur).

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e