Parceria entre Governo e Sindhotéis garantem 70 vagas de qualificação profissional para Foz do Iguaçu

Demanda por mão de obra aumentou desde o aquecimento do turismo, setores de hospedagem e gastronomia

Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e o Senac acertaram os últimos detalhes da terceira fase do programa Recomeça Paraná, que está disponibilizando duas mil vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional em 30 municípios do Paraná. Setenta vagas são para cursos ofertados pelo SindHotéis de Foz do Iguaçu.

“O Governo do Estado se destaca na área de parcerias com o setor produtivo, um esforço integrado para garantir emprego e renda para os paranaenses. Dessa maneira, vamos manter o Paraná na vanguarda da geração de emprego e retomada econômica”, destacou o secretário Rogério Carboni.

O SindHotéis disponibilizou toda a estrutura do sindicato para a realização de quatro cursos. Para o presidente do sindicato, Marcelo Martini, o turismo voltou a crescer, aumentando a demanda de mão-de-obra qualificada no setor.

“Muitos colaboradores migraram para outras áreas ou optaram por só trabalhar como extra. Por isso, a categoria está encontrando dificuldades para suprir as vagas existentes. Com isso, vem de encontro esses cursos de treinar novos colaboradores que queiram vir para a área.”, disse

Qualificação

A primeira turma do curso de “Camareira(o) em Meios de Hospedagem”, com 15 vagas e carga horária de 160h, inicia no dia 1º de agosto. A segunda turma deste curso está previsto para a segunda quinzena de setembro, quando também iniciará a turma de “Recepcionista em Meios de Hospedagem”, com 20 vagas e carga horária de 160h.

“Foz do Iguaçu tem características diferentes do estado, tem uma importância muito grande, especialmente no turismo. Em vista do aquecimento da atividade turística, os meios de hospedagem voltarão a ser lotados, os meios de refeição também.”, reforçou o diretor regional do Senac, Sidnei Lopes.

O curso de “Auxiliar de Cozinha” terá 20 vagas e carga horário de 240h, com início previsto para 7 de novembro. Além destas quatro turmas que serão realizadas no Sindhotéis, Foz do Iguaçu também receberá o curso de “Cabeleireiro Assistente”, com carga horária de 230h e 15 vagas, totalizando 85 vagas para a cidade.

O setor deve realizar ainda um mutirão de empregos, abrindo vagas aos trabalhadores que se qualificaram nos cursos. “Isso, nós iremos amadurecer a ideia e colocá-la em prática o mais breve possível”, completou Marcelo Martini.

(Assessoria de Comunicação).