Participe da Campanha Foz do Futuro

foz futuro inicio

Que tal reciclar o lixo eletrônico para garantirmos uma Foz do Iguaçu sem esse tipo de poluição? Se você se interessou pela ideia, basta participar da ação “Foz Futuro Limpo”, que será realizada nesta sexta-feira e sábado. As empresas e a população em geral poderão descartar produtos eletroeletrônicos inservíveis num bota-fora que será promovido na Praça do Mitre.

A campanha é realizada pela ACIFI, com apoio do Sindhotéis, entre outras entidades. “É importante o envolvimento dos empresários e trabalhadores da hotelaria, gastronomia, lazer e entretenimento. Esses setores representam a base da nossa economia e podem contribuir muito com a reciclagem de produtos sem mais uso nos estabelecimentos comerciais e moradias”, afirma Carlos Silva, presidente do Sindhotéis.

foz futuro inicio

A campanha iniciou-se hoje (17 de agosto) e estende-se até amanhã 18 de agosto às 13:00 horas.

Ação social – Além de propor a conscientização sobre a destinação correta de artigos eletroeletrônicos, o projeto prevê a arrecadação de alimentos que serão destinados a entidades sociais. Os moradores podem doar um quilo de alimento não-perecível durante a ação na Praça do Mitre. Já as empresas podem repassar cinco quilos de comida.

O que é – Lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes da redução gradativa de equipamentos (o que inclui televisores, celulares, computadores, monitores, notebooks, câmeras digitais, MP3 players e outros dispositivos). Seu destino é um dos grandes problemas da modernidade.

lixo1

Mais de uma tonelada de lixo eletrônico já foi coletado neste primeiro dia de campanhalixo 3

É fundamental que a sociedade assuma a responsabilidade pelo destino correto desse material. Isso porque tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos. Em contato com o solo, esses produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.

Organização – Promovida pela ACIFI, a “Foz Futuro Limpo” tem o apoio do Sindhotéis, Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria do Meio Ambiente e Obras, Rotary Três Fronteiras, Instituto Paranaense das Águas, além da participação de empresas que atuam no setor de reciclagem, destinação de produtos recicláveis e de consultoria ambiental.