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Pesquisa da Setu traça um “raio-x” do turismo no litoral paranaense

Pesquisa da Setu traça um “raio-x” do turismo no litoral paranaense

 

Boletim de Dados Turísticos mostra que maioria dos visitantes nas praias é do próprio Paraná. Guaratuba é o principal destino, seguido de Pontal do Paraná e Matinhos

A nova Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR) lançou nesta quarta-feira (15/3) o primeiro Boletim de Dados Turísticos de 2023 – uma série de levantamentos temáticos que vão ajudar na criação e orientação de políticas públicas para o setor no Paraná. O documento, intitulado “Turismo Receptivo no Litoral do Paraná”, traz o resultado de uma sondagem realizada nos municípios litorâneos durante a temporada do Verão Maior 2023, com o objetivo de identificar o perfil dos visitantes.

A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º a 30 de janeiro, envolvendo 3 mil pessoas e resultando em uma amostra final de 2.776 entrevistas respondidas pelos turistas que visitaram os postos de informações turísticas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e os locais de informações turísticas itinerantes em Antonina, Morretes e Paranaguá.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos visitantes do Litoral veio do próprio Paraná (87,9%) e 11% de outros estados, principalmente de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Já os turistas internacionais representam 1% do total de visitantes, e são originários principalmente da Argentina e do Paraguai.

A maioria dos turistas permaneceu no Litoral entre 5 a 7 pernoites (28,2%), enquanto 10% permaneceram apenas um dia (os chamados excursionistas). Guaratuba foi o principal destino: 37,6% dos visitantes pernoitaram no município, ante 34,2% em Pontal do Paraná e 23,7% em Matinhos. O levantamento traz também uma avaliação da infraestrutura turística.

“O objetivo foi avaliar o turismo receptivo na região, buscando entender os hábitos de viagem daquelas pessoas que visitam o Paraná, bem como os pontos positivos e aqueles em que a estrutura precisa melhorar. A ideia é que os resultados auxiliem na elaboração de estratégias para melhorar a experiência nos atrativos turísticos do Estado. Obviamente que levantamento deve ser realizado com frequência, para podermos monitorar e medir os resultados”, explica o secretário Marcio Nunes.

INTELIGÊNCIA TURÍSTICA – A nova estrutura da Secretaria incorporou uma coordenação de Inteligência e Estratégia Turística, que tem a missão de reunir e analisar dados locais e globais atualizados sobre os segmentos turísticos, dando maior segurança e velocidade ao processo de tomada de decisão.

O “Boletim de Dados Turísticos” é um resultado dessa estratégia. Os próximos a serem divulgados trarão dados sobre os visitantes dos principais atrativos turísticos; monitoramento do Cadastur (o cadastro turístico do governo federal); monitoramento dos empregos e estabelecimento turísticos; e, por fim, o monitoramento do tráfego aéreo.

“Nossa missão é não apenas reunir por os dados, mas de estruturá-los, agregá-los e analisá-los corretamente para que possam nortear a condução de políticas de inteligência mercadológica e competitiva no turismo paranaense, alinhando expectativas, estabelecendo níveis de interação com parceiros estratégicos, com estados e municípios, além de profissionais e empreendimentos do setor”, disse o Diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Setu-Pr, Marcelo Martini.

(Assessoria).

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