Portal do Empreendedor

portal_do_empreendedor

O Portal do Empreendedor Individual, que está disponível na página da Prefeitura na internet, e foi criado para oferecer um banco de dados com informações sobre esses empreendedores está com novo visual e acesso facilitado. O empreendedor individual pode entrar no site para se cadastrar e deixar informações sobre o serviço que presta, como forma de divulgação de sua atividade. Já os usuários podem consultar e localizar o profissional de acordo com a atividade que realiza o bairro ou região onde está instalado. Com esses dados é possível fazer a contratação direta do serviço.

Para acessar o portal tanto o empreendedor individual como o microempresário e também quem necessita da mão de obra, podem entrar nos seguintes endereços: http://www.pmfi.pr.gov.br/portal2/home/ e no link Casa do Empreendedor ou no http://www3.pmfi.pr.gov.br/PortalEmpreendedor/Default.aspx. De acordo com o coordenador da Casa do Empreendedor, Ederaldo Magalhães,” a página reúne 467 atividades que podem ser exercidas pelo microempreendedor individual. Tudo dividido em 12 regiões da cidade e os bairros. Nosso objetivo é que esses empreendedores se cadastrem no site e assim possam ofertar a prestação de seus serviços de forma gratuita, o que vai acabar promovendo o desenvolvimento socioeconômico e incentivo a geração de emprego e renda”, destaca Ederaldo. Tudo poderá ser feito direto do computador em casa ou na empresa, sem a necessidade de se deslocar até a sede da Casa do Empreendedor, que fica na avenida Brasil, 1.354.

As mudanças incluem mais destaque do link da Casa do Empreendedor na página da Prefeitura. O acesso que antes ficava no link portais, agora ganhou um banner de destaque, onde basta um click do empreendedor ou do usuário para entrar na página. Os prestadores de serviços, comércio e indústrias de empreendedores individuais, já formalizados nas atividades, encontrarão na primeira página a possibilidade de fazer o cadastro. Ao preencher os dados surge o termo de adesão e de condições de uso do portal, basta aceitar e as informações serão acessadas pela direção da Casa do Empreendedor, que fará a aprovação do cadastro para acesso.

Também constam na primeira página os links para que se possa acompanhar as ações desenvolvidas pela Casa do Empreendedor, com informações de como formalizar o microempresário individual. No ícone acesso ao crédito, é possível obter endereço e os tipos de financiamentos e créditos disponíveis aos empreendedores individuais e microempresários. Estão ainda sendo finalizados outros dois serviços que serão oferecidos pela página, o de orientações e capacitações que trarão cursos e atualizações que os empreendedores poderão realizar; E o ícone de informações, que trará atualizações da Casa do Empreendedor.

As mudanças que agregaram mais informações, facilidade de acesso, cadastro dinâmico e simples, foram idealizadas pela Casa do Empreendedor em parceria  com  a Secretaria de Tecnologia da Informação e também do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal que reúne 20 entidades parceiras na discussão do desenvolvimento da cidade.

A Casa do Empreendedor , foi criada com o objetivo de prestar atendimento e orientação ao empreendedor individual que deseja se formalizar  se beneficiar das vantagens que trazem a legalidade. Também divulga a cultura do empreendedorismo, formalização e associativismo.

O empreendedor individual é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Para se enquadrar nessa categoria o faturamento máximo anual deve ser de R$ 60 mil. A pessoas não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Quem se formaliza conta com o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e emissão de notas fiscais. Além disso,  é enquadrado no simples nacional e fica isento dos tributos federais como imposto de renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL. Outra vantagem é que o empreendedor individual legalizado tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria e outros.

Fonte: Agência Municipal de Noticias

portal_do_empreendedor