Presidente do Sindhotéis faz balanço positivo de gestão

Marcelo Martini assumiu o Sindicato em janeiro de 2022

Há menos de um ano como presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região, Marcelo Martini faz um balanço de sua gestão e destacou algumas ações à frente do sindicato, como cursos de capacitação profissional, criação do feirão de empregos, e aproximação e integração com o poder público e privado.

“Foi um ano de muito trabalho, ainda temos um longo caminho, mas quero continuar o excelente trabalho que gestões anteriores fizeram na entidade, O Sindhotéis cresceu, somos reconhecidos por inúmeras ações, estamos num novo momento, criamos comprometimento na hotelaria e turismo, o que fez muita diferença nesse tempo de pandemia, onde tivemos restrições e muitas demissões, nessa retomada, a união, troca de experiências e ações para fortalecerem ainda mais os trabalhos que fazemos em prol dos associados, tem nos mostrado que estamos no caminho certo”, enfatiza.

O setor de hotelaria foi duramente afetado pela pandemia, Martini destaca que o momento é de total recomeço com resultados otimistas, “no segundo semestre percebemos a melhora na ocupação hoteleira, isso é uma crescente, todos querem viajar após um longo período de isolamento, o destino está sendo procurado cada vez mais, o reflexo disso é a oferta de trabalho e novos investimentos, como atrativos e novos hotéis, e com isso vem a necessidade de termos colaboradores capacitados para todas as funções”.

Integração – Entre as ações de parceria, o Sindhotéis foi convidado como entidade do interior a fazer parte do G5, grupo de entidades criado no ano de 2018, que debatem e propõe mensalmente assuntos relevantes para o desenvolvimento turístico do Estado do Paraná. Após uma visita de cortesia do presidente do Sindhotéis, Marcelo Martini, ao Jonel Chede Filho, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação  de Curitiba –  (Seha), surgiu a discussão sobre os novos rumos que os sindicatos devem tomar nesse momento atual para manter a sobrevivência, “acabamos descobrindo que temos trabalhado na mesma linha, implantando vários trabalhos e serviços ofertados diferenciados para que possamos manter e aumentar nossa base de associados ao sindicato”. Disse Martini.

Parceria garante novos cursos na área de hotelaria e gastronomia – O fortalecimento da parceria e alinhamento para novos cursos junto a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), foi firmado com o gerente executivo do Senac Foz, Lúcio Marcelo Chrestenzen, Paula Andrea Diniz do Nascimento – Técnica de Educação Profissional e Tecnológica do Senac, Paulo Ricardo de Souza (Gaúcho), representante da Abrasel no Oeste do Paraná, e também vice-presidente para assuntos de alimentação e bebidas do Sindhotéis, e o empresário Jaime Mendes – Diretor tesoureiro da entidade.

Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo – IHGT – Neste ano a entidade conseguiu reconhecimento de utilidade pública municipal, por meio do projeto de autoria do presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício, sancionada em lei pelo prefeito da cidade de Foz do Iguaçu/PR, Chico Brasileiro. “Com esse feito, vamos ampliar as ações a partir de 2023, o instituto é um braço do Sindhotéis que vem cumprir a sua função social, com o reconhecimento de utilidade pública, o IHGT passa a ter legitimidade para firmar convênios com o poder público e outros órgãos, qualificando novos colaboradores para a categoria e também ofertando oportunidades de cursos profissionalizantes para jovens em vulnerabilidade social”.

Sobre o IHGT – O Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo foi inaugurado em 19 de maio de 2016, na gestão do empresário Carlos Silva. Com 1.500m² de área construída em três pavimentos, tendo uma cozinha-escola com 500m², conta com estrutura para realizar treinamento, confraternizações e eventos gastronômicos, com salas de aula, auditório para 150 pessoas, uma suíte de 75 m² para aulas de governança e camareira (o), e laboratórios para eventos e turismo, entre outras atividades.

O presidente do sindicato afirmou que em breve o instituto terá declaração de utilidade pública estadual, também através de lei, o que permitirá atuar junto a empresas que podem optar em fazer doação de uma parte do imposto devido e firmar convênios com os órgãos estaduais.

Ações do Sindhotéis 2022 – Cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional, como Recepcionista, Auxiliar de Cozinha e Camareira (o), palestras e cursos realizados pela consultoria do Sindhotéis –  Qual a Função dos Mensageiros, Acessibilidade,  Capacitação em Lavanderia,  Palestra sobre Lei Geral de Proteção de Dados no setor hoteleiro – LGPD na OAB Foz,  Doação de 4 rastreadores e 4 ‘tablets’ para a CIA de Turismo – 14º Batalhão de Polícia Militar de Foz do Iguaçu, em parceria com a Cellshop Duty Free, e a 1ª Maratona Beneficente do Sindhotéis – O evento aconteceu em 3 de setembro, à noite, e o percurso passou nos circuitos de hotelaria e gastronomia de Foz , o evento já faz parte do calendário oficial da entidade.

Realização de três Feirões de Empregos no decorrer de 2022 – Cerca de 1200 pessoas passaram pelas três edições do Feirão de Emprego, 975 foram entrevistadas e encaminhadas à área de recursos humanos. O Feirão foi uma  parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu (STTHFI) e o SENAC.

Retomada em 2022Martini ressaltou que o turismo está voltando em sua melhor fase. “Temos tudo para dar certo, atrativos impressionantes, nossos hotéis, bares, restaurantes e pousadas, estão preparados para receberem o turista, seja na hospitalidade ou com acomodações adequadas”.

O empresário Marcelo Martini – presidente do Sindhotéis, tomou posse na segunda quinzena de janeiro deste ano, o mandato é para o quadriênio 2022 a 2025.

(Assessoria de Comunicação Sindhotéis / Texto e Foto: Ismael Filadelphi).

Nota de Pesar

O Sindhotéis e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu, com profundo pesar, lamentam e se solidarizam com familiares, amigos e