Home »

Prevenção é a melhor solução contra afogamento, aponta seminário

Prevenção é a melhor solução contra afogamento, aponta seminário

Especialistas do Corpo de Bombeiros falaram sobre medidas para diminuir número de acidentes

O Seminário Regional de Prevenção de Afogamentos e Acidentes em Piscinas reuniu cerca de 70 pessoas, entre bombeiros militares e civis, recreadores e funcionários de hotéis e parque aquáticos de Foz do Iguaçu e região.

O evento foi promovido no Centro de Capacitação Sindhotéis, na terça-feira (24), e contou com a participação do presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin, e do diretor-executivo da entidade, Plácido Oliveira.

O seminário iniciou com a palestra do comandante do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, major Antonio Schinda, que abordou prevenção como a melhor maneira de evitar acidentes com afogamentos. O major mostrou que é possível prevenir ocorrências com medidas básicas.

Seminário foi realizado no Centro de Capacitação Sindhotéis – Foto Adilson Borges

Entre as dicas está o isolamento de piscinas para que crianças não caiam por descuido, a utilização de filtros de sucção modernos, a divisão da potência das bombas de sucção e chaves de interrupção do motor da bomba de fácil acesso.

Conforme a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), da qual Schinda é diretor, cerca de 6,5 mil pessoas morrem anualmente afogadas no Brasil. Desse total, a maioria é criança do sexo masculino.

“Esperamos disseminar essas informações para trabalhar a prevenção. Agora o nosso objetivo é implementar políticas públicas de prevenção mais ativas para diminuir o número de afogamentos em nossa região”, disse o oficial.

Major Antonio Schinda abordou prevenção como a melhor de evitar acidentes com afogamentos – Foto Adilson Borges

Segundo o diretor-executivo do Sindhotéis, Plácido Oliveira, a preocupação do sindicato é sempre proporcionar um turismo de qualidade e seguro aos hóspedes e visitantes dos hotéis, motéis e parques aquáticos, para que não venham a sofrer por um incidente ou acidente não desejado, principalmente por falta de conhecimento.

“Essa é a razão pela qual o sindicato, juntamente com o Corpo de Bombeiros, resolveu promover esse seminário para esclarecer e orientar todos os empresários e técnicos que trabalham em recreação e manutenção de hotéis. Estabelecer padrões para que o turismo seja praticado de uma forma saudável e segura”, informou o diretor.

Houve também a exposição do soldado Leonardo Pereira Triaca, sobre a fisiopatologia do afogamento, abordando as causas, as principais tecnologias e as escalas do afogamento, dando ênfase ao tratamento do afogado.

Diretor-executivo do Sindhotéis, Plácido Oliveira, major Antonio Schinda, e o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin – Foto Adilson Borges

O evento fechou com a palestra do primeiro-tenente Jonatas Theodoro, comandante do Corpo de Bombeiros de Medianeira, que mostrou o estudo de caso da teoria prática do projeto Município +Resiliente, implantado em Missal e que teve como resultado nenhum afogamento no ano passado.

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO