O Hotel Show trouxe aos participantes palestras, minicursos e oficinas para aperfeiçoamento e capacitação durante os três dias (16 a 18) de atividades em Foz do Iguaçu. Profissionais de alto nível acrescentaram conhecimentos a funcionários e empresários da rede hoteleira, moteleira e gastronômica.
O Senac-PR trabalhou na quinta e sexta com oficina “Flair Show – Bartender Flair, malabares com garrafas, pirografia e coquetéis”, com Mayco Galante Guimarães. “Não é um curso para ficar sério. Gosto da participação do público, de interagir, fazer brincadeira”, comentou.
O palestrante também chamou atenção dos participantes para a caipirinha. “Vamos receber gente de todo o mundo na Copa, e eles adoram a bebida. Como brasileiros, temos que saber fazer a melhor possível”, disse.
Flair Show necessita treino. Mayco contou que levou cerca de dois meses para conseguir fazer malabares com três garrafas. Mas técnica não é tudo. O bartender precisa ser extrovertido e “sorrir sempre, esse é o segredo”.
Já na tarde de sábado, 18, a palestra foi “Senac na Copa / Brasil no Mundo”, com o consultor do SEBRAE-PR, Luiz Rolim de Moura, com o Chef de Senac de Foz, Marcos de Quadros, e com a nutricionista Suyan Bianchi.
Para o Waldemiro de Lima, gerente financeiro de um hotel de Curitiba, a iniciativa do Senac em capacitar os profissionais é de extrema importância, visto a proximidade do evento. “Parece que, em Curitiba, o setor ainda não despertou para isso. Com certeza vou chegar e começar a aplicar o que nos passaram”.
Já a Associação Brasileira de Governantas trabalhou com a reciclagem profissional. O tema governança foi trabalhado pela presidente da ABG, Maria José Dantas, com mais de 20 anos de experiência no meio hoteleiro.Com exemplos prático, simples e vividos por ela, Dantas explicou como o treinamento dos funcionários faz diferença. “Não é importante, é essencial”, ressaltou.
Para o último, a presidente deu um minicurso de Recepcionista e Secretária de Hotelaria. Dentre os participantes, estava Murilo Israel, supervisor de hotelaria da Copel. “O curso tocou em alguns pontos que são o cartão de visita do cliente, como postura e modo de falar. Foi muito interessante porque são os detalhes que fazem a diferença”, resumiu.
E, pelo Hotel Best Western Tarobá, a governanta Noeli Lopes conduziu a Oficina de Escultura em Toalhas. “Estou muito feliz de trazer o ensinamento para esse evento”, comentou Lopes antes do curso. “Até o ano que vem, com certeza, haverão novos formatos, então, espero voltar”.
Para as estudantes de Hotelaria Andrielle Oliveira e Kauana Magnabosco, os ensinamentos farão diferença. “Quando nos formarmos, já teremos esse aperfeiçoamento”, comenta Oliveira. Kauane chegou a fazer estágio em hotel e já tentou fazer os animais. “Eles ficaram meio desajeitados, mas com prática eles vão melhorar”, garantiu.
(Grampo Comunicação)