Pronatec Copa na Empresa abre cursos gratuitos para trabalhadores do turismo

Senac_e_Pronatec_Foto_Marcos_Labanca_27

Programa pretende qualificar 5,7 mil trabalhadores no Paraná

O Pronatec Copa na Empresa foi lançado nesta quarta-feira, 20, em Foz do Iguaçu, com o objetivo de qualificar 5,7 mil trabalhadores do turismo no Paraná. O projeto é a versão empresarial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para a Copa do Mundo 2014, que possui outras duas vertentes (geral e social).

A proposta é aperfeiçoar profissionais já atuantes no setor, visando a melhoria da qualidade na prestação de serviços turísticos. Na prática, os profissionais poderão participar dos cursos na frequência e nos horários de sua melhor conveniência, com aulas promovidas em geral no próprio local de trabalho. Detalhe: as atividades são gratuitas.

Além de Foz, serão beneficiadas outras oito cidades paranaenses: Curitiba, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Antonina, Guaraqueçaba e Lapa. “Queremos sensibilizar os empresários para que a gente possa qualificar quanto mais colaboradores possíveis do trade turístico”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Jackson Pitombo Cavalcante Filho.

São 54 cursos de formação inicial e continuada, incluindo os idiomas inglês e espanhol, e, também libras.  Estes cursos estão dispostos em oito eixos de atuação: 1) ambiente e saúde; 2) apoio educacional; 3) gestão e negócios; 4) hospitalidade e lazer; 5) informação e comunicação; 6) produção alimentícia; 7) produção cultural e design; e 8) segurança.

Em Foz do Iguaçu, o lançamento do Pronatec Copa na Empresa contou com apoio do SINDHOTÉIS e o Senac Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná e a Paraná Turismo. A solenidade reuniu diversas autoridades ligadas ao setor na sede do Senac Cataratas.

O presidente do SINDHOTÉIS, Carlos Silva, destacou a importância das empresas aderirem ao projeto. “O conhecimento é de hoje em adiante. Inicialmente temos 600 vagas para Foz. Precisamos agir o mais rápido possível para garantir as inscrições”, resumiu. Já o diretor regional do Senac no Paraná, Vitor Monastier, reforçou que a parceria entre as entidades é fundamental para alcançar a meta.

{morfeo 19}

Programa é focado nos
profissionais do turismo
O Pronatec Copa na Empresa é aberto às empresas formais, preferencialmente registradas no Cadastur (sistema de cadastro na cadeia produtiva do turismo). É necessário atuar em áreas especificas como hotelaria; alimentação fora do lar; agências de viagens; organizadoras de eventos; transporte de turistas; segurança pública e idiomas.

O perfil dos trabalhadores incluiu atendentes de centros de atendimento aos turistas e de atrativos turísticos; trabalhadores em bares e cafés de rodoviárias e portos; taxistas, motoristas de ônibus e de agências de aluguel de veículos e cobradores; agentes de segurança, entre outros.

“Nesse contexto tem vedações que são importantes ressaltar: o programa é vedado aos menores de 18 anos, servidores públicos (exceto segurança pública) e não empregados no setor”, afirmou Alessandra Giselle de Paula Xavier, funcionária da Secretaria de Estado de Turismo do Paraná encarregada do Pronatec.

O número mínimo é de 20 alunos. Caso o número de funcionários de um empregador seja insuficiente para tal, poderá haver a associação de empresas sob a responsabilidade de uma instituição representativa. Quanto à carga horária, ela varia conforme o curso. Mais informações pelo site www.pronateccopa.turismo.gov.br, pronatec.pr@setu.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3313-3552.

SERVIÇO:
Pronatec Copa na Empresa