Proposta de aumento do ISSQN sobrecarregará empresas

Reuniao Comtur

Representantes de várias entidades da sociedade foram unânimes em demonstrar preocupação com a proposta da prefeitura para aumentar a alíquota do ISSQN de 3% a 5% em Foz do Iguaçu (o que significa elevar o imposto em 60%). A posição contrária foi reforçada na reunião do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) realizada na sexta-feira passada.

Participaram do encontro praticamente todos os membros do Comtur. O encontro contou inclusive com participação da Anice Nagib Gazzaoui. Criado por lei municipal, o conselho possui 34 órgãos da iniciativa privada e do poder público. Sua composição é formada por instituições ligadas ao turismo e entidades de outros setores da economia.

Posição
Os participantes do encontro estranharam que a proposta voltou a ser apresentada pela administração municipal. Isso porque em dezembro passado o tema foi discutido entre a prefeitura e a iniciativa privada. Porém neste mês o Poder Executivo mandou a matéria outra vez para a Câmara Municipal.

Apoio pra aumentar arrecadação
Por outro lado, os membros do Comtur reforçaram as ações possíveis para aumentar a arrecadação da administração municipal sem onerar as empresas que já pagam os seus impostos em dia.

O SINDHOTÉIS, por exemplo, iniciou uma campanha para formalizar as pousadas, pousadas, albergues, pensões e hospedaria. Hoje muitas empresas estão informais, deixando de contribuir para os cofres públicos.

Outra ação no mesmo sentindo é sensibilização para uso da nota fiscal eletrônica. É preciso ressaltar que essas ações não são atribuições legais do sindicato, porém a entidade assumiu essas atividades em prol do município.

► SEXTA TEM PALESTRA SOBRE
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
DSC09491
A próxima palestra sobre manipulação será na sexta-feira, dia 27 de março, das 15 horas às 17 horas, com a nutricionista Suyan Alexandre Bianchi, consultora do PAS-Mesa, PAS Distribuição, e consultora da Trainner da ISO 22000. O objetivo do evento é oferecer conhecimento sobre técnicas e procedimentos no preparo e manipulação dos alimentos, em conformidade com a exigência da Vigilância Sanitária.

Faça a sua inscrição
A inscrição para associados efetivos (mensalistas) é gratuita. O valor para associado contribuintes (contribuições legais) é de R$ 15. O custo para não associado é de R$ 30. Mais informações sobre a palestra de manipulação de alimentos pelo telefone (45) 3027-1836 ou pelo email sindhoteis@sindhoteisfoz.com.br.

► CONTINENTAL INN INVESTE
PARA ATRAIR MERCADO DE SP
gisleide lima
O Hotel Continental Inn Cataratas, a fim de ampliar sua presença no estado de São Paulo, está investindo no relacionamento com os agentes e profissionais do turismo com novas iniciativas comerciais e de marketing. O hotel contratou Gisleide Lima, profissional com grande expertise em hotelaria e promoções, que acumula larga experiência atuando na captação de negócios em agências e operadoras na região Sudeste. As iniciativas estratégicas deverão ampliar mais 8% a ocupação em 2015.

► VIALE CATARATAS ANUNCIA
PROGRAMAÇÃO PARA PÁSCOA
hotel-viale
O Hotel Viale Cataratas anunciou sua programação especial para o feriado prolongado de Páscoa. O período proposto é de três noites com café da manhã, não importando a classificação do apartamento, e atividades voltadas principalmente para famílias que tradicionalmente aproveitam o período para curtir os atrativos do município paranaense. Na programação para o feriado prolongado, o hotel oferece recreação monitorada para as crianças, que podem contar com um kids club.

_________________________________________________