Qualifica Brasil forma segunda turma em Foz do Iguaçu

Os profissionais participaram dos módulos de Gestão de Alimento Seguro (GAS), Gestão da Qualidade no Atendimento, e Planejamento e Gestão Financeira, totalizando 116 horas/aula ministradas por consultores locais a partir das diretrizes estabelecidas pela Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) em parceria com o Ministério do Turismo.

Regina de França, do Hotel Royal, foi uma das participantes do programa. “Gostei bastante do curso, os três módulos foram bem interessantes. Além do conteúdo, teve a integração dos participantes. Valeu a pena. Agora é aplicar no hotel”, disse.

O gerente-geral do Ambassador Palace Hotel, Miguel Ângelo Venialgo, destacou que o Qualifica Brasil contribui para a qualificação do setor na cidade. “É muito bem-vindo para qualificar melhor os gestores e colaboradores das empresas. Principalmente o módulo de gestão empresarial, ligado à minha área, foi muito interessante.”

Fabiane Marujo, nutricionista do Hotel Tarobá, ficou surpresa com a qualidade do conteúdo ministrado. “Vim para fazer o módulo de Planejamento, mas completei os três módulos e os achei muito bons. Foram bastante rentáveis”, comentou.

A mesma opinião foi emitida por Susana Rocio, administradora do Restaurante Engenho. “Meu marido e minha filha já tinham participado da primeira turma. Agora foi minha vez, e achei muito bom. Como administradora é importante ter uma visão geral. Além de tudo é motivador”, afirmou.

Oportunidade de aperfeiçoamento

Na avaliação do presidente do Sindhotéis/Foz, empresário Carlos Silva, a formatura da segunda turma do curso representa mais aperfeiçoamento e qualidade às empresas. “Neste Qualifica, além de trabalharmos a qualificação, também trabalhamos a parte financeira de custos, que é muito importante no nosso dia a dia. Tenho certeza que a gastronomia e a hotelaria de Foz estão mais qualificadas a partir desse curso”, ressaltou.

Para o consultor do Sebrae Carlos Tavares, o grande mérito do curso é formar consultores locais, para o programa ter continuidade. “Um dos objetivos é treinar uma equipe que fique na cidade. O bom do programa é isso, que as pessoas têm de ser das regiões. Então cada região do país que formou turma, os consultores ficaram na cidade”, explicou.

O consultor Marcos Gomes Vasconcelos aplicou o módulo de Planejamento e Gestão Financeira. Em sua opinião, os participantes tiveram bom aproveitamento no curso. “Abordamos a parte de controle financeiro, de planejamento estratégico, missão, visão. Foi um momento de reflexão da razão de ser da empresa. O módulo vai ajudá-los a definir metas de maneira mais clara e objetiva”, destacou.

(Grampo Comunicação)