Home »

Ratinho Junior reforça papel da Itaipu no desenvolvimento regional

Ratinho Junior reforça papel da Itaipu no desenvolvimento regional

O governador do Paraná foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior, no estande da Itaipu no Show Rural Coopavel, em Cascavel

O governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou a importância da Itaipu Binacional no desenvolvimento do Brasil e do Paraguai e, em especial, do estado do Paraná. Ratinho visitou o estande da empresa no 35º Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), na tarde dessa quarta-feira (8). Ele foi recebido pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior.

“Além da sua missão de produzir energia para o Brasil e o Paraguai, Itaipu tem buscado cada vez mais uma participação ativa no desenvolvimento econômico e social de nosso estado”, afirmou Ratinho. “Temos obras históricas acontecendo, projetos ambientais importantíssimos. É um orgulho muito grande para nós termos essa grande hidrelétrica, umas das maiores geradoras de energia do mundo e uma empresa com responsabilidade com o local onde está”, concluiu.

Ao lado de Risden, o diretor técnico executivo, David Krug, acompanhou a visita do governador ao estande. O ex-diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e outras autoridades também estiveram no local e participaram do encontro com o governador.

“Para mim, é um privilégio encontrar o Samek aqui, porque mostra a importância da continuidade. Um trabalho que começou lá atrás e continua até hoje. A Itaipu é um projeto binacional, um sucesso na relação entre dois países que convivem como irmãos há quase 50 anos”, afirmou o diretor. “Passar aqui no estande e ver as ações da Itaipu e como o público reconhece isso é motivo de profunda satisfação”, comentou Samek.

Risden teve uma longa agenda durante a quarta-feira, prestigiando as atividades da Itaipu no Show Rural Coopavel. Ele visitou a Vitrine Agroecológica, um enorme canteiro com mudas nativas da região, onde a empresa expõe as técnicas em agroecologia junto com outras 11 entidades. O diretor também passou pelo estande do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e visitou a Ciência na Esfera, iniciativa da Itaipu montada no pavilhão “Show Rural Digital”.

Itaipu no Show Rural

Na quarta-feira (8), Márcio Bortolini, assistente do diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, e o chefe da Assessoria de Comunicação Social da empresa, Flávio Miranda, participaram de um encontro com jornalistas do setor agropecuário no estande. Foi a oportunidade de mostrar diversas ações da margem brasileira da binacional na área da influência, que garantem o desenvolvimento sustentável da região e a segurança hídrica do reservatório.

Segundo Bortolini, em 20 anos – de 2003 a 2023 –, a empresa investiu R$ 223 milhões em uma série de iniciativas na região. Entre elas, a construção de cisternas e abastecedores comunitários; a adequação de estradas com cascalhamento, calçamento poliédrico e pavimentação asfáltica; a construção de unidades de reciclagem de dejetos de animais e de resíduos urbanos; e a proteção de nascentes e conservação do solo.

“O objetivo é garantir a qualidade e a quantidade de água no reservatório. A qualidade, ao evitar que dejetos cheguem à água, e a quantidade, ao não permitir o assoreamento, aumentando a vida útil do reservatório. Essas ações garantem que Itaipu continue produzindo energia sustentável”, afirmou Bortolini.

Ao longo da semana, a Itaipu Binacional divulga seu trabalho nas áreas social, ambiental, desenvolvimento regional e produção de energia, no Show Rural Coopavel. O estande institucional de 342 metros quadrados traz uma exposição do Ecomuseu, mostrando o passado da região. Na Vitrine Agroecológica, os técnicos da empresa mostram a tecnologia das plantas alimentícias não alimentares (PANCs) e das plantas medicinais.

O estande da Itaipu fica na Rua 10, próximo à Avenida Show Rural. O evento tem entrada gratuita e pode ser visitado até sexta-feira (10). O acesso é pela BR 277 – KM 577, em Cascavel. O horário de horário é das 8h às 18h.

(Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional /Fotos: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional).

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO