Recorde na visitação e os desafios de 2012

cataratas-visitas-0201

Primeira coluna do ano. Nada melhor começar 2012 com uma ótima notícia: o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 1.394.187 visitas no ano passado. Um novo recorde, um resultado conquistado por todos e para ser comemorado por todos. Um crescimento na ordem de 10% em relação às visitas registradas em 2010. Show de bola!

FRUTO DA UNIÃO
É uma marca atingida com muito trabalho pelos órgãos públicos e iniciativa privada ligados ao turismo do Destino Iguaçu. Sobretudo a gestão integrada do turismo, que tem administrado o setor de forma coesa em busca de indicadores positivos para toda a cidade. O Sindhotéis é parte desse time e por isso comemoramos essa visitação espetacular.

DESENVOLVIMENTO
Temos a certeza que o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu passa pelo crescimento sustentável do turismo. O aumento de visitantes aquece toda a economia, injetando recursos em todos os setores produtivos, sejam eles diretamente ou indiretamente ligados ao turismo. Isso significa emprego e renda para o município.

ATENÇÃO PARA INFRAESTRUTURA
Mas, como já defendemos em colunas anteriores, o aumento na visitação precisa estar acompanhado de melhorias na infraestrutura da cidade, em especial dos equipamentos. Precisamos corrigir os gargalos que dificultam manter a qualidade no atendimento aos visitantes, em especial no aeroporto, Rodovia das Cataratas, fronteiras e atrativos.

INDÚSTRIA DO TURISMO
Afinal estamos no quinto ano seguido superando a marca de 1 milhão de visitantes. Mantido o índice de 10% de crescimento em 2012 vamos atingir a marca de 1,5 milhão de visitas no Parque Nacional do Iguaçu, cuja bilheteria é o termômetro do turismo iguaçuense. Logo, somente com uma boa infraestrutura e excelência no atendimento, a indústria do turismo vai fluir.

A NOSSA PARTE
O Sindhotéis tem feito a sua parte.  Primeiro defendendo o fortalecimento dos meios de hospedagem e gastronômicos. Ao longo dos últimos anos temos adotado uma política de incentivo as melhorias nas empresas, seja na gestão dos negócios, como na capacitação dos funcionários, através de cursos, oficinas, palestras, convênios, entre outros benefícios aos associados.

DIÁLOGO CONSTANTE
Outra prática do sindicato em prol coletivo é a representatividade em fóruns de debates. Hoje, temos cadeiras em 12 entidades, nas quais damos nossa contribuição, seja ela grande ou pequena, sempre de forma contínua. Todo esse esforço visa aliar a posição do setor e outros segmentos da cidade dentro de outras organizações da sociedade civil.

LONGA CAMINHADA
Em 2012 precisamos redobrar os esforços para manter a união entre o poder público e a iniciativa privada.  Afinal este ano será bem diferente dos anteriores, pois temos as sempre “calientes” eleições municipais, temos que enfrentar os eventuais efeitos da crise na Europa e nos EUA sobre o Brasil, temos que acelerar os preparativos para a Copa do Mundo e Olimpíadas, entre outros desafios.
Somente assim faremos de 2012 um ano realmente ainda melhor do que 2011. Desejamos a todos muitas felicidades, saúde e sucesso a todos. Ao trabalho, Foz do Iguaçu! Que daqui a um ano todos estejam novamente comemorando os resultados de mais uma jornada superando “pelejas” e alcançando alegrias.

SEJA FORTE, ASSOCIE-SE AO NOSSO SINDICATO