Home »

Rede Mabu incorpora programa de eficiência energética em hotéis próprios da rede

Rede Mabu incorpora programa de eficiência energética em hotéis próprios da rede

Mabu-Thermast

Mabu-Thermast
Lâmpadas e equipamentos de refrigeração foram trocados para economizar energia e preservar o meio ambiente

Com a proposta de dar continuidade às ações que visam à sustentabilidade, a Rede Mabu Hotéis & Resorts aderiu ao Programa de Eficiência Energética  da Copel Distribuição S.A., aprovado pela Agência Nacional  de Energia Elétrica (ANEEL). Essa iniciativa, que conta com a parceria da IES (International Enterprise Sourcing Brasil LTDA), empresa multidisciplinar que desenvolve projetos internacionais de comércio e industrialização, resultou na troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. Além disso, a Rede Mabu substituiu os equipamentos de refrigeração para garantir um consumo menor de energia. O projeto foi desenvolvido para os hotéis próprios da rede, representados pelo Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, e pelos hotéis de Curitiba, Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Convention.

De acordo com o engenheiro da Rede Mabu, Edson Itiro Tsuzaki, para aderir ao projeto foi feito um levantamento técnico de todos os materiais e equipamentos consumidores de energia elétrica, por meio de medições em  cada setor. “Realizamos um estudo no mercado nacional de materiais e produtos certificados, com eficiência energética comprovada, para estudo de viabilidade”, explica Tsuzaki. Para chegar a um resultado satisfatório foi contratada uma empresa de consultoria, especializada em eficiência energética,  para o estudo da viabilidade técnico-econômica do projeto.

Todas as lâmpadas dos hotéis de Curitiba e Foz do Iguaçu foram trocadas por lâmpadas de LED. Consideradas o futuro da iluminação, essas peças são mais econômicas e têm maior durabilidade, conquistando uma economia de até 80% quando comparadas às lâmpadas comuns. “Uma lâmpada de LED tem vida útil mínima de 35 mil horas, ou seja, o descarte por queima é muito reduzida. Outra vantagem é que, por se tratarem de lâmpadas frias, que não dissipam calor, geram uma economia no consumo de energia para a climatização dos ambientes”, destaca o engenheiro.

No que se refere ao processo de refrigeração, também houve mudanças positivas. Nos três hotéis citados acima os equipamentos resfriadores foram trocados por outros mais eficientes. Essa atitude representa, em termos de economia energética para a rede hoteleira, uma redução de 20% no consumo de energia anual. “Essa alteração foi realizada nas áreas sociais dos hotéis e nossa proposta foi oferecer o mesmo padrão de conforto, porém, respeitando a importância da sustentabilidade”, conta Tsuzaki. Segundo o engenheiro, o tipo de gás utilizado mudou e o atual tem selo de sustentabilidade devido a sua concepção estrutural.

O Programa de Eficiência Energética adotado pela Rede Mabu é o segundo projeto de eficiência energética aderido pela empresa. O primeiro iniciou em 1999, com a parceria da Eletrobrás – por meio do Pro¬¬grama Nacional de Con¬¬servação de Energia (Pro¬cel) – que resultou em uma redução no consumo em 33,8%. Um dos objetivos  do programa foi a conscientização dos colaboradores nas questões relacionadas à energia, inclusive  focando o consumo em  suas residências. “A preocupação ambiental sempre esteve presente nas ações da rede hoteleira. O Mabu Thermas Grand Resort, de Foz do Iguaçu, já foi inaugurado com uma estação de tratamento de esgoto devidamente licenciada, atendendo a todos os parâmetros solicitados pelos órgãos federais”, explica o engenheiro.

O Mabu Thermas Grand Resort, inclusive, é o primeiro resort do Brasil certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na norma NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural. A certificação conquistada comprova que o hotel está em conformidade com as questões sustentáveis, ou seja, que atua de forma a minimizar os impactos resultantes da sua atividade econômica. Para conquistar esse reconhecimento, o resort investiu em ações segmentadas que contemplam todas as áreas do hotel, incluindo recepção, lazer, centro de eventos, lavanderia, serviço de limpeza, cozinha, instalações elétricas e compras, entre outras. No mês de outubro de 2013 o hotel passou por nova avaliação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que resultou na renovação do selo de sustentabilidade por mais um ano.

Recentemente, o Mabu Thermas Grand Resort  investiu em mais uma ação visando à sustentabilidade. Em parceria com a Itaipu Binacional, foi instalado um eletroposto próximo à entrada do empreendimento. Para o diretor executivo da Rede Mabu, Wellington Estruquel, esse investimento traz “benefícios ao meio ambiente, por se tratar de uma energia limpa”. A estação de carregamento para veículos elétricos tem a proposta de atender aos clientes do hotel e também à população da cidade, incentivando a utilização de novas energias.

UM POUCO SOBRE O GRUPO MABU
Além de atuar na operação de hotéis próprios e como administrador, o Grupo Mabu está presente nos seguintes setores: incorporação imobiliária, energia e agronegócios.  O setor hoteleiro, representado pela Rede Mabu Hotéis & Resorts, possui experiência de 41 anos no mercado, formada por seis empreendimentos: Mabu Curitiba Convention e Mabu Curitiba Business, em Curitiba, Mabu Capivari Ecoresort, em Campina Grande do Sul, Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, Mabu Iloa Resort, em Alagoas, e Mabu Costa Brasilis Resort, na Praia de Santo André/BA.

Entre os diferenciais da rede está o investimento em medidas sustentáveis. O Mabu Thermas Grand Resort é o primeiro resort brasileiro a receber o selo de sustentabilidade pela norma NBR 15401, que analisa o controle de impactos ambientais. Para conquistar esse reconhecimento, o resort investiu em ações segmentadas que contemplam todas as áreas do hotel, incluindo recepção, lazer, centro de eventos, lavanderia, serviço de limpeza, cozinha, instalações elétricas e compras, entre outras. No mês de outubro de 2013 o hotel passou por nova avaliação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que resultou na renovação do selo de sustentabilidade por mais um ano.

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas pelo site (www.hoteismabu.com.br), pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu) e pelo Facebook (www.facebook.com/hoteismabu).

Facebook
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Sindhotéis & OMNI Energy

Nesta semana, o superintendente do Sindhotéis, Julio Cesar Gomes de Oliveira, recebeu Alice Zimmermann, especialista em mercado livre de energia, da OMNI Energy Intermediação de

LEIA MAIS