Reservas para carnaval chegam a 84% nos hotéis de Foz

Cataratas Foto Marcos Labanca 10

Destino oferece descanso e lazer e também festa para os turistas foliões

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu deve registrar alta ocupação no feriado de carnaval. Levantamento feito pelo Sindhotéis revela que, em média, 84% dos leitos dos estabelecimentos pesquisados estão reservados para o período de sábado (14) até terça-feira (17).

O resultado confirma o destino como um dos preferidos pelos viajantes no feriadão. Além das Cataratas e da Itaipu Binacional, a cidade oferece várias opções, como o turismo de compras no Paraguai e Argentina, Parque das Aves, Museu de Cera, entre outros atrativos.

Segundo o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, a rede hoteleira tem investido na infraestrutura e qualificação da mão de obra para diversificar seus serviços e receber bem o hóspede. “A maioria dos turistas vem para descansar, mas a cidade também oferece opções de folia para os turistas”, afirmou.

A pesquisa mostra que os hotéis cinco e quatro estrelas são os mais procurados. As categorias já estão, respectivamente, com 87,8% e 85,3% dos leitos ocupados. A amostragem indica ainda que 84,8% dos hóspedes são brasileiros; 3%, argentinos; e 12,2%, de outras nacionalidades.

Carnaval em Foz – Para quem quiser curtir também a folia na cidade, Foz do Iguaçu prepara uma festa personalizada. O Carnafalls tem como tema “Folia das Tribos”, em homenagem à Lenda das Cataratas. Entre as novidades estão o concurso para escolha da Garota Naipi e do Garoto Tarobá, espetáculos teatrais e a volta do desfile das escolas de samba.

Entre os eventos já tradicionais do Carnafalls, haverá o Concurso Menina Veneno (homens vestidos de mulher disputam o título), bailes de carnaval, incluindo o “Baile da Saudade”, e a Canja do Galo Inácio.

A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas passem pela Avenida Duque de Caxias nos quatro dias do evento – entre 14 e 17 de fevereiro. Serão cobrados ingressos de R$ 5 dos iguaçuenses e R$ 10 dos turistas e moradores da região.

Natureza – O Parque Nacional do Iguaçu, um dos atrativos turísticos do Brasil, tem uma expectativa de receber a visita de milhares de brasileiros, que planejam fazer um passeio diferenciado, longe das folias de carnaval. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade, juntamente com a Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., trabalha para oferecer nesta temporada um passeio com segurança, conforto e qualidade.

A pesquisa – O levantamento do Sindhotéis foi realizado no dia 30 de janeiro, com base no movimento projetado em 28 estabelecimentos. A cidade possui 176 meios de hospedagem e 27,5 mil leitos, conforme a versão 2014 do inventário da Secretaria Municipal de Turismo de Foz.

A designação de estrelas é meramente figurativa e representa uma similaridade com o padrão do Ministério do Turismo, para fins de ilustração. Para ter a classificação por estrela, o hotel tem de se ajustar às normas e se credenciar no Ministério do Turismo.