Rio, São Paulo e Foz do Iguaçu lideram escolhas de estrangeiros no Brasil em julho

Levantamento da Booking.com também revela que argentinos, norte-americanos e franceses foram os que mais procuraram viagens ao país durante o mês

As cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR) foram os destinos brasileiros mais reservados por turistas estrangeiros na plataforma de hospedagem Booking.com durante o mês de julho deste ano. Segundo um levantamento da empresa, que ouviu 24.055 pessoas de 31 países e territórios, Salvador (BA) e Fortaleza (CE) completam a relação.

A pesquisa mostrou, ainda, as nacionalidades que lideraram a realização de reservas no país ao longo do mesmo mês. O ranking é encabeçado por argentinos, norte-americanos e franceses, além de uruguaios e alemães, na sequência. O estudo foi promovido com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses.

A procura de destinos brasileiros por estrangeiros reforça números referentes à retomada do turismo nacional. Segundo dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), por exemplo, 3.751 aviões provenientes do exterior aterrissaram em julho no país, o equivalente a 72% do registrado no mesmo mês de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Com 23.577 chegadas até julho, a malha aérea internacional brasileira já supera todo o ano de 2020, quando 22.353 aeronaves pousaram no país. O gasto de estrangeiros no Brasil também aponta recuperação. Conforme o Banco Central, a receita gerada por turistas de outras nações atingiu US$ 1,2 bilhão de janeiro a março deste ano, contra US$ 693 milhões verificados em igual período de 2021.

(Por André Martins/ACMTUR).