Home »

Setor aéreo doméstico registra melhor mês de abril dos últimos dois anos

Setor aéreo doméstico registra melhor mês de abril dos últimos dois anos

Foram transportados mais de 6,1 milhões de passageiros no mês. Número representa aumento de 132% em comparação com o mesmo período do ano passado

Mais de 6,1 milhões de passageiros voaram pelo país em abril deste ano. Foi o que trouxe o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), divulgado nesta sexta-feira (03.06). O índice representa o melhor mês de abril dos últimos dois anos e aponta para uma alta de 132% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os aeroportos mais movimentados está o de Guarulhos (SP), que registrou 2,51 milhões de viajantes. Em seguida, aparece o de Viracopos (SP), com 963,3 mil pessoas, sendo o melhor mês de abril dos últimos dez anos.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, considera os números animadores e corrobora a crescente movimentação no setor aéreo do país. “Abril teve o retorno de grandes eventos, como o Carnaval, além de dois feriados que serviram de estímulo aos brasileiros para viajar, depois de dois longos anos. Então, nada mais natural do que este crescimento constante que o setor vem registrando nos últimos meses. A nossa expectativa é de que os números de maio sejam ainda maiores”, destacou.

Apenas nos últimos feriados do mês de abril, o número de viajantes ultrapassou a marca de 3 milhões. Só no feriado de Tiradentes, cerca de 1,8 milhão de passageiros voou pelo país. Uma alta de 38% quando comparado à temporada de Páscoa. Os destinos mais procurados, segundo a Booking.com – uma das maiores plataformas de reservas de viagens do país –, foram as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Gramado (RS), Salvador (BA), Recife (PE) e Alagoas (AL).

PREVENÇÃO – A fim de impulsionar a retomada do setor, de forma segura, o Ministério do Turismo oferece o Selo Turismo Responsável, que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 por estabelecimentos da área e guias de turismo. A sinalização, que já soma mais de 31.100 adesões em todo país, está disponível para 15 segmentos turísticos. (Clique AQUI para mais informações)

Cada grupo possui protocolos sanitários específicos, elaborados junto a empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais, e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para solicitar o selo, é preciso ter situação regular no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.

 

(Por Victor Maciel Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo / Foto: Victor Maciel).

Facebook
Google+
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

Capacitação Profissional

O Sindhotéis de Foz, por meio do IHGT – Instituto de Hotelaria Gastronomia e Turismo em parceria com a Lavanderia Classe A, promove o curso

LEIA MAIS