A importância da rotulagem nutricional

rotulagem-ok

A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é destacada em grande parte dos estudos e pesquisas que envolvem a área da nutrição e sua relação com estratégias para a redução dos riscos de doenças crônicas. A Política Nacional de Alimentos e Nutrição definiu a rotulagem nutricional como uma das estratégias para a redução dos índices de sobrepeso, obesidade e doenças crônico-degenerativas associadas aos hábitos alimentares da população.

O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentada no Brasil desde 2001.

A demanda crescente da sociedade por informação confiáveis acerca dos produtos exige esforço do governo e setor produtivo para implantação de uma efetiva rotulagem nutricional de alimentos.

Mesmo que haja uma exigência de rotulagem nutricional, várias outras ações devem ser tomadas para se garantir a correta declaração e compreensão dos dados apresentados, como a necessidade de cálculos elaborados a partir de dados analíticos e de boas tabelas de composição dos alimentos, metodologias analíticas atualizadas e aprovadas pelas instâncias de fiscalização, informações adicionais que elucidem o consumidor para que tenha conhecimento do que está ingerindo, entre outras.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rotulagem nutricional é toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre propriedades nutricionais de um alimento. É obrigatória a declaração do valor energético e dos seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio.

A rotulagem nutricional deve ser vista além do simples cumprimento da lei, pelos fabricantes. A rotulagem dá o direito ao consumidor de conhecer e selecionar os produtos que farão parte de sua alimentação.

A Saúde Viver desenvolve e também analisa a rotulagem de produtos, oferecemos um serviço ágil para que seu estabelecimento se enquadre nas normas exigidas e forneça informações confiáveis aos seus clientes.

* Juliana Menegazzi é nutricionista sócia-proprietária da Saúde Viver Consultoria em Nutrição.

manipulao-alimentos► SEXTA-FEIRA TEM PALESTRA SOBRE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

Será realizada nesta sexta-feira, 30, a palestra sobre manipulação de alimentos com a nutricionista Suyan Alexandre Bianchi. O objetivo do evento, que será promovido das 15 horas às 17 horas, é oferecer conhecimento sobre técnicas e procedimentos no preparo e manipulação dos alimentos, em conformidade com a exigência da Vigilância Sanitária. Mais informações sobre a palestra de manipulação de alimentos pelo telefone (45) 3027-1836 ou pelo email sindhoteis@sindhoteisfoz.com.br

►PLATAFORMA TECNOLÓGICA
DEDICADA AO TURISMO
fbha-gestour

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) se uniu a outras entidades para apresentar ao ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a plataforma tecnológica desenvolvida pela Gestour Brasil em prol do turismo brasileiro. Entres as metas da Gestour está possibilitar que 100% das cidades brasileiras possam contar com um portal web para cada destino integrado à Plataforma; um portal web autogerenciável para cada empresa do setor com a função de vendas online; e uma fanpage para cada destino. Ou seja, todas as cidades brasileiras, os estados, as regiões e mais 116 empresas e entidades estão online em tempo real.

► BEST WESTERN TAROBÁ HOTEL OFERECE OPÇÕES PARA CELÍACOS
hotel-taroba-express
Escolher o hotel onde se hospedar em uma viagem não é uma decisão tão simples para os celíacos. Foi pensando neste público que o Best Western Tarobá Hotel passou a oferecer as refeições glúten e lacto free para seus hóspedes no ambiente do Miss Laura. A ideia surgiu depois que um hóspede celíaco comentar que estaria privado de tomar o café da manhã servido no restaurante do hotel. Assim como ele, muitas pessoas enfrentam este problema em suas viagens. Daí a decisão de firmar a parceria com o Miss Laura.

SEJA FORTE, ASSOCIE-SE AO NOSSO SINDICATO!