Sindhotéis apresenta reflexão para o futuro de Foz do Iguaçu

luneta-futuro

Um ano novo, um governo novo, um caderno editorial, um novo aniversário…  são convites para analisar o passado e o presente de modo a construir o futuro ideal. O Sindhotéis inicia 2013 centrado em seus objetivos construídos em conjunto com sociedade iguaçuense.

Sem descuidar do dever de casa e dos interesses da classe empresarial, o Sindicato tem expandido a sua atuação para além da hospedagem e gastronomia justamente por entender que é preciso trabalhar de forma ampla para o desenvolvimento do município.

O SINDHOTÉIS valoriza a participação conjunta entre iniciativa privada e poder público, no planejamento e no trabalho de busca de soluções, bem como em torná-las efetivas para que venham dar o suporte necessário ao nosso processo de crescimento e consolidação.

Todos os indicadores anunciados no começo deste ano evidenciam que o turismo está em alta. Estamos colhendo o retorno pela eleição das Cataratas como uma das novas Sete Maravilhas da Natureza e pelas ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu. Mas ainda há muito para fazer. Sempre há o que criar e corrigir.

Logo, devemos pensar a Foz do Iguaçu do futuro, seja este futuro imediato ou distante, reconhecendo que o caminho percorrido tem demonstrado acertos. Definitivamente, a cidade assumiu o turismo como sua principal indústria para o desenvolvimento socioeconômico. O município, tendo maturidade para vencer os desafios atuais, vai desenhar um horizonte promissor.

A cidade ideal para os nossos filhos deve fortalecer a harmonia entre as diferentes nacionalidades aqui existentes, traduzir sua identidade cultural, expandir seus atrativos turísticos, solucionar as mazelas sociais do seu povo, para lá na frente, receber os turistas de forma cada vez mais acolhedora –fazendo rodar assim o nosso ciclo natural.

É preciso trabalhar pela construção dos viadutos, duplicação da BR 277 e da Rodovia das Cataratas, um novo aeroporto, Perimetral Leste, segunda ponte Brasil e Paraguai, melhor aproveitamento do Centro de Convenções, integração das aduanas com o Paraguai e da Argentina, mobilidade urbana, ciclovias, enfim, desenvolvimento sustentável…. Da mesma forma que é necessária que a comunidade esteja integrada com o desenvolvimento para alcançar o respeito pleno ao turista e o cidadão, os nossos maiores patrimônios.