Sindhotéis & Classe A Lavanderia

Parceria oferece capacitação e aprimoramento para quem quer aprender uma nova profissão

A Classe A Lavandeira está em Foz há 9 anos, tendo como proprietários o casal Meire e José Carlos, que vieram de São Paulo, ele foi convidado para fazer um plano de negócios e verificar se a cidade comportaria mais um hotel, mas nesse estudo também foi identificado que as lavanderias dos hotéis já existentes estavam sucateadas, com necessidade de mudança.

Chegando à Foz, Meire quis ter uma atividade de trabalho, “pensando nesse estudo do José Carlos, aliado a minha disposição em lavar roupas, surgiu a ideia de uma lavandeira industrial, mas nem sabíamos direito na verdade o que era isso, foi um ano de estudo e planejamento, que tipo de equipamentos iriamos precisar, que produtos químicos precisaríamos, e qual seria o nosso público”, pontuou Meire. O casal soube agir na hora certa, tudo muito bem planejado, o nome Classe A reflete altíssima qualidade prestada pela lavanderia, segundo os clientes.

A lavandeira foi pensada para atender o segmento de hotelaria, mas toda a estrutura foi concebida para atender a área hospitalar, devido aos maquinários existentes.  “Nosso primeiro cliente foi um hospital, e o contrato continua até hoje, são quase 10 anos de serviços prestados”, diz Meire.

Após firmado esse primeiro cliente, o leque se abriu e começaram a atender o setor da hotelaria, hoje nos dois segmentos a lavanderia consegue processar até 6 toneladas dia de roupas, “temos 80 colaboradores e a empresa foi constituída para trabalhar 24 horas, mas devido a pandemia, tivemos que reduzir a operação sem demitir nenhum colaborador”, pontuou Meire.

Meire explicou que para uma lavanderia, a mão de obra tem seus diferenciais, “é uma mão de obra que não se faz da noite para o dia, um exemplo são as roupas hospitalares, a do centro cirúrgico, exige técnica de dobragem, é um cuidado com carinho, nosso patrimônio são nossos colaboradores”.

Num espaço de 2500 metros quadrados, o tamanho das máquinas impressiona, “temos 6 lavadoras de 126 kg, 4 de 56 kg e duas pequenas de 26 Kg, isso nos dá uma autonomia de produção bem significativa, trabalhamos com produtos químicos com reconhecimento internacional, todos com registro na Anvisa e isso faz com que os processos sejam otimizados, todo o sistema de aquecimento da lavanderia é com vapor, desde a lavagem, secagem e calandragem (operação que seca e passa ao mesmo tempo as peças de roupa lisa)”.

Todo esse processo faz com que a lavagem tenha qualidade, eficiência e higiene, garantindo assim principalmente a desinfecção hospitalar, dando mais conforto e segurança para quem for utilizar.

A responsabilidade em lavar roupas hospitalares e de hotelaria é tão grande, que Meire resolveu buscar mais informações, se formou em enfermagem e aprendeu mais sobre, contaminação cruzada, desinfecção e descontaminação, e também sobre as exigências da vigilância sanitária “são muitos detalhes nesse fluxo todo que precisamos entender,  esse aprimoramento também me deu  a oportunidade de treinar e acompanhar nossos colaboradores, estamos na linha de frente na administração, mas temos uma equipe ativa na produção, com líderes em cada turno de trabalho e temos que ter esse cuidado com todos, tanto no serviço executado como com nossos colaboradores, essa parte da biossegurança é observado nas duas frentes”.

A parceria entre o Sindhotéis e a Lavandeira Classe A, surgiu da carência em encontrar no mercado pessoas aptas para o trabalho na lavanderia, “tivemos muita dificuldade em contratar alguém qualificado para trabalhar nessa área, foi devido a essa necessidade que resolvemos buscar parceiros e conheci o Sindhotéis por meio da Karin Pan, foi uma agradável união saber que nessa parceria poderíamos oferecer capacitação para que a pessoa consiga uma contratação e possa executar um excelente trabalho”.

Para Marcelo Martini – Presidente do Sindhotéis, essa parceria traz uma nova oportunidade de negócios para toda categoria, “é a tecnologia aliada a um atendimento diferenciado, pois a lavanderia estará opcionalmente, disponibilizando, um sistema que permite rastreabilidade das toalhas e lençóis, para um controle mais efetivo do seu enxoval, inventário on-line, quantidade de lavagens que cada peça foi submetida e durabilidade, bem como, para evitar os furtos desses produtos. A Classe A também oferece enxovais e toalhas para locação, empresas que não possuem todo o enxoval e optem por locar apenas quando tem uma grande demanda”.

(Assessoria de Comunicação Sindhotéis).