Sindhotéis comemora inclusão do aeroporto no PAC 2

A reivindicação para incluir o aeroporto de Foz do Iguaçu no PAC 2 foi apresentada ao presidente Lula, a ministros de Estado e demais autoridades, no início de março, em documento assinado pelas principais entidades representativas do turismo regional, no qual pedem melhorias para atender, com conforto e segurança, à demanda crescente de passageiros. O Sindhotéis assinou o documento.

(Sindhotéis)

Documento reivindica série de melhorias
O documento que levou o governo federal a incluir o Aeroporto Internacional Cataratas nas obras previstas no PAC 2 foi encaminhado ao presidente da República e também à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; ao ministro da Defesa, Nelson Jobim; a outros ministros de Estado; aos presidentes da Infraero e da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac); e a outras autoridades dos governos federal e estadual.

A primeira reivindicação do documento é a reforma e ampliação do terminal de passageiros. As propostas incluem a construção de uma nova sala de embarque doméstico, com aproximadamente 600 metros quadrados, e a ampliação da sala de embarque internacional. Também pede a ampliação da área de desembarque doméstico, com a instalação de novas esteiras para a restituição de bagagens, e a ampliação da área de check in, de 21 para 34 balcões.

Faz parte dos pedidos a melhoria das condições de recepção, entre as quais a climatização das áreas do saguão e do terraço; a duplicação da via externa inferior; a ampliação da área de estacionamento; a repaginação da área comercial; a construção de novo prédio para abrigar as empresas terceirizadas; e adequações de acessibilidade, entre outros.

Essas obras têm custo previsto de R$ 35 milhões.

Aproximação e segurança
Uma outra reivindicação é para melhorar os equipamentos de aproximação e segurança do aeroporto, que hoje conta apenas com instrumentos limitados. A aquisição do ILS-CAT2 permitiria o pouso com visibilidade de apenas 400 metros da pista.

O valor estimado do ILS-CAT2 é de R$ 6 milhões.

Nova pista
A pista atual, de 2.196 metros de comprimento por 45m de largura, restringe a possibilidade de pousos de aeronaves de maior porte. Para receber voos regulares, charters e cargueiros internacionais operados com aeronaves da família Airbus A-330/340 ou Boeing 747, seria necessário construir uma nova pista principal, de 3.450 metros de comprimento por 60 metros de largura.

O valor estimado para a desapropriação de área custaria R$ 10 milhões e o valor estimado para a construção de uma nova pista, de 3.450 metros, é de R$ 78 milhões.

Além dessas obras, o documento pede também medidas para incrementar o número de voos e a competitividade do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Flexibilização tarifária
A primeira delas é a flexibilização das tarifas aeroportuárias e de navegação, pagas pelas empresas aéreas, operadores de aeronaves ou pelos passageiros. A proposta é equiparar as tarifas internacionais às de voos domésticos.

Segundo o documento, as tarifas atuais restringem a possibilidade de captação de voos regulares e charters internacionais, inibindo ainda as companhias aéreas de operarem rotas internacionais a partir de Foz, que enfrenta a concorrência de dois outros aeroportos internacionais na região –o Iguazú, na Argentina, e o Guarani, no Paraguai.

“Hub” do Mercosul
Por fim,o documento sugere a transformação do aeroporto em “hub” do Mercosul, isto é, um centro regional de distribuição de voos dos países vizinhos – Argentina, Paraguai, Uruguai – membros do Mercosul -, além de Chile e Bolívia. O aeroporto está num ponto geográfico estratégico em relação a esses países. Como a grande maioria dos voos originados nos países sul-americanos é ocupada por pessoas com destino final no território brasileiro, a nacionalização desses voos em Foz permitiria uma conexão direta mais rápida com as cidades de destino.

A medida ainda ajudaria a evitar congestionamento nos aeroportos das grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

(Itaipu Binacional)