Sindhotéis debate ampliação do atendimento da gastronomia

Empreendedores do setor reivindicam poder atender menores de 14 anos

Empresários da gastronomia de Foz do Iguaçu reivindicam autorização para atender pessoas sem restrição de faixa etária. A categoria defende que foram implantadas as medidas de proteção sanitária exigidas pela prefeitura, redobrando assim os cuidados para enfrentar a transmissão do novo coronavírus.

O tema foi discutido em reunião realizada na quarta-feira, 13, no Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região). O setor requer permissão para que os menores de 14 anos possam frequentar estabelecimentos com serviço à la carte ou bufê.

A proposta é que pessoas de qualquer idade tenham acesso exclusivamente às mesas, sempre acompanhadas dos pais e ou responsáveis, monitoradas durante todo o tempo de permanência no restaurante. Ou seja, o atendimento seria feito pelos pais ou por garçons.

A categoria sustenta que, sem a possibilidade de levar os filhos, os pais e responsáveis não frequentam as empresas, que amargam um prejuízo enorme. Aliás, muitas estão à beira da insolvência, outras já fecharam as portas, como é o caso de um tradicional restaurante de culinária espanhola.

Prefeitura – O Sindhotéis está buscando uma reunião com o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e com as autoridades sanitárias para discutir o assunto. Vale lembrar que nos restaurantes dos hotéis os menores já foram liberados, mas nos estabelecimentos abertos ao público permanece a proibição.

A permissão seria um passo seguinte ao Decreto nº 28.132, publicado ontem (13) e que altera as regras de funcionamento de bufês self-service. As novas medidas seguem o plano de prevenção e enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Com o novo texto, o cliente poderá, a partir de agora, servir o próprio alimento, desde que utilize máscara e luvas e respeite as regras de distanciamento. O restaurante deverá dispor de um funcionário que faça o controle das medidas de segurança e orientação aos clientes.