Sindhotéis destaca criação do Fundo Iguaçu

FUNDO IGUAÇU, UMA CONQUISTA HISTÓRICA
Foz do Iguaçu deu um grande passo para garantir a continuidade das ações planejadas que visam o crescimento sustentável do destino graças à integração entre o setor público e o setor privado. Após esforço conjunto de todo o trade, o município conseguiu a oficialização da contribuição voluntária para o recém-criado Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu.

O QUE É
O Fundo Iguaçu, uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com estatuto próprio, gerida por um comitê gestor com a representação de todas as entidades ligadas ao trade turístico local, entre eles o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu.

OBJETIVO
O Fundo Iguaçu tem como objetivo desenvolver ações de divulgação e promoção para atrair mais turistas e eventos para a nossa cidade e região. A contribuição vai garantir os investimentos necessários para uma ação continuada de divulgação e promoção do Destino Iguaçu no Brasil e no exterior visando manter o Destino Iguaçu em alta.

ORIGEM
O Fundo Iguaçu será mantido por contribuições provenientes dos atrativos turísticos, como o Parque Nacional do Iguaçu e o Complexo Turístico Itaipu, além da tourism tax, cobrada pelos hotéis, e por convênios e transferências, públicas e privadas. No Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, a contribuição voluntária de R$ 1 destinada ao fundo será acrescida ao ingresso e à tarifa de ônibus a partir de 8 de dezembro.

BASE
Outra vantagem do instrumento diz respeito ao seu formato, que se mantém inalterado mesmo com mudanças nas administrações públicas. O Fundo Iguaçu vai dar sustentabilidade a todas as ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu, a médio e longo prazos, independentemente de mudanças de gestão, na Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal ou na Itaipu Binacional.

GERENCIAMENTO
Os recursos arrecadados pelo Fundo Iguaçu serão submetidos a Comitê Gestor. Caberá ao organismo aprovar em assembléia geral a aplicação do dinheiro, com a participação de todas as entidades representativas do trade turístico. A fiscalização será feita por uma auditoria independente e por um conselho fiscal eleito dentre os participantes do Fundo.

CONTINUIDADE UNIÃO
O Fundo Iguaçu pode ser entendimento também como mais uma passo do setor público e o setor privado de Foz do Iguaçu, que há dois anos assumiu compromisso de andar conjuntamente em prol da promoção da Terra das Cataratas. Desde 2007, a cidade vem colhendo os resultados de campanhas como “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”, “Temporada Boa em Foz” e “Vote Cataratas”.

______________________________________________________________
SEJA FORTE, ASSOCIE-SE AO NOSSO SINDICATO