Sindhotéis e Prefeitura entram em acordo sobre decreto de eventos

Empresários de hotéis que possuem centro de convenções, secretários e técnicos da Prefeitura de Foz chegaram a um acordo sobre o novo decreto de eventos no último sábado, dia 24. O esforço conjunto da iniciativa privada e do município resultará na publicação da nova regulação nesta semana.

Liderados pelo presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin, representantes dos hotéis Mabu Thermas, Bourbon Cataratas, Recanto Cataratas e Rafain Palace foram recebidos pelo prefeito de Foz, Chico Brasileiro. O encontro resultou melhorias à redação inicial do decreto.

Inicialmente os empresários manifestaram sua preocupação com a edição de um novo decreto para regulamentação dos eventos que não estivesse dentro das expectativas do setor. Isso porque o setor reivindica há tempos flexibilização da atual legislação e o aumento da competitividade de Foz do Iguaçu na atração de novos eventos.

O prefeito foi receptivo para com as reivindicações dos hotéis. Ao seu pedido três secretários, municipais, além de técnicos destas pastas, trabalharam durante toda a manhã de sábado no aprimoramento do novo decreto em conjunto com os empresários da hotelaria.

Participaram da reunião o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla (que tem trabalhado com o Sindhotéis na elaboração de um decreto mais flexível); o Secretário da Fazenda, Ney Patrício, e o secretário de Governo, Coronel Jahnke. O presidente da Câmara Municipal, Rogério Quadros, também participou do encontro.

O resultado foi um decreto que, a partir das contribuições feitas no Comtur (Conselho Municipal de Turismo) por diversas entidades, recebeu nesta reunião de sábado muitos avanços, mas que ainda pode evoluir mais para tornar Foz do Iguaçu um destino de eventos competitivo.

O problema é que muitas das reivindicações esbarram em leis federais e no Código de Tributos Federal e Municipal. Mas dentro daquilo que foi possível, empresários e representantes da prefeitura chegaram a um bom acordo, avaliam os representantes da iniciativa privada e poder público.

Avanços – O próximo passo, um compromisso já assumido pelo prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e pelo presidente da Câmara, Rogério Quadros, é a elaboração de um projeto de lei sobre os eventos e as devidas adequações nas leis que ainda são obstáculos para essa flexibilização.

O presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin, afirmou estar satisfeito com o resultado do trabalho e agradeceu ao prefeito pelo seu pronto atendimento as reivindicações do setor. O dirigente agradeceu ainda ao esforço dos secretários Gilmar Piolla; Ney Patrício e Coronel Jahnke, além do vereador Rogério Quadros.

“O esforço conjunto entre iniciativa privada e poder público, inclusive com servidores técnicos destas secretarias, mostrou a disposição de todos em trabalhar para chegar a um acordo sobre o documento. Aguardamos agora o prefeito Chico Brasileiro assinar o decreto para termos novo incentivo para o desenvolvimento do turismo do destino”, resumiu Rafagnin.