Sindhotéis e SESI promoverão saúde ocupacional e segurança no trabalho

O Sindhotéis e o SESI PR (Serviço Social da Indústria) pretendem intensificar a orientação aos meios de hospedagem e de gastronomia de Foz do Iguaçu quanto ao eSocial. Após seminário direcionado aos empresários e gestores sobre o sistema informatizado da administração pública, as instituições fecharão convênio em prol das empresas do setor.

A parceria leva em conta a mais recente etapa do eSocial. Conforme cronograma atual, no mês de julho todas as empresas terão entrado no novo modelo e deverão comunicar de forma unificada, suas informações cadastrais. As etapas se sucedem até a o mês de janeiro de 2019, quando entrarão as informações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho.

Para o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin, a parceria visa orientar as empresas sobre as mudanças no envio de informações, bem como oferecer qualidade de vida dos colaboradores. “Queremos disponbilizar ferramentas e informações aos meios de hospedagem e gastronomia para garantir o equilíbrio e o bem-estar social”, afirmou.

O gerente da unidade Sesi/Senai de Foz, Thiago D’Arisbo, explica que, embora o eSocial esteja sendo desenvolvido desde 2007, sua implantação, em etapas, iniciou em 2018 pelo governo. Na prática, as empresas deverão enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do eSocial.
Ele conta que o sistema foi ativado em janeiro de 2018 para as empresas com faturamento igual ou superior a R$ 78 milhões. Já as empresas com faturamento menor entram na sequência, com limite de prazo até janeiro de 2019. Leia a entrevista na íntegra.

Etapas do eSocial
Para as micro e pequenas empresas, o cronograma de implantação do sistema terá cinco etapas. A primeira, em julho, será composta pelo cadastro do empregador. Em setembro, será a vez do registro dos dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas.

Na terceira etapa, em novembro, será obrigatório o envio das folhas de pagamento. Em seguida, em janeiro de 2019, passará a valer a substituição da GFIP – guia de informações à Previdência Social. A quinta etapa será cumprida também em janeiro do ano que vem, focará nos dados de segurança e saúde do trabalhador.