Sindhotéis intercede e projeto da taxa de turismo é retirado de pauta

O Sindhotéis se manifestou prontamente contra a criação de uma nova taxa sobre atividade turística em Foz do Iguaçu. O projeto da vereadora Rosane Bonho prevê a cobrança de uma “Taxa de Turismo” no valor de R$ 1,00 para ser repassado ao sistema de saúde do município.

A matéria seria lida nesta quinta na Câmara Municipal, marcando assim o começo da sua tramitação. Mas ontem mesmo o presidente do sindicato, Neuso Rafagnin, articulou para que a vereadora revisse a sua posição. Medida semelhante foi mediada por outros dirigentes de classe. A mobilização conjunta resultou na retirada do projeto ordem do dia.

Também solicitamos que antes de ser reapresentada qualquer iniciativa neste sentido que sejam ouvidas as entidades do turismo de Foz, como o Sindhotéis e o Comtur, além das demais instituições eventualmente impactadas por mudanças na legislação.

Durante esse processo agradecemos o apoio da vereadora Nancy Rafagnin, que desde o início nos ajudou na articulação e no diálogo com a vereadora Rosane Bonho que, vale registrar, se mostrou sensível e receptiva em ouvir e atender o pleito dos empresários.

Já na próxima semana deveremos iniciar um diálogo com a vereadora Rosane Bonho para discutir melhor o assunto e prestar os devidos esclarecimentos, bem apontar os riscos de se onerar o turismo com taxas e impostos que tornem o destino menos competitivo.