Palestra sobre a gripe

Com o crescimento dos casos da Influenza H1N1 (popularmente chamada “gripe suína”) no país no último mês, os cuidados com a prevenção tornaram-se decisivos para o controle da disseminação do vírus. Em Foz do Iguaçu, o controle é ainda mais intenso devido ao fato de estar numa região de fronteira e também ao fluxo de pessoas do Paraguai, Argentina e turistas de outras regiões do país e do mundo. Com base nisso, o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindhotéis), a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis – Regional Oeste do Paraná (ABIH) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel) realizaram na terça-feira, dia 11 de agosto, na sede do Sindhotéis, a palestra “Prevenção, Cuidados e Procedimentos – Influenza H1N1”, direcionada aos associados, e que teve como objetivo abordar os cuidados que devem ser adotados pelos empresários e colaboradores em seus estabelecimentos.

Os palestrantes Thiago de Oliveira e Camilla Lourini, ambos educadores de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, expuseram quais as formas de disseminação do vírus e como ele se manifesta. Esclareceram ainda dúvidas dos presentes a respeito das atitudes que podem minimizar o risco de contágio pela nova gripe e abordaram as ações tomadas pelo poder público frente à recente epidemia.

Conforme o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, o encontro foi “uma oportunidade para esclarecimentos dos empresários do setor sobre como impedir o aumento do número de infectados na cidade”. “A meta é fazer que todos os presentes na palestra se tornem multiplicadores de informações dentro de suas empresas e na comunidade”, acrescentou.

Zenilde Queiroz, funcionária de departamento pessoal do Hotel Colonial, participou do encontro e avalia que a iniciativa para a realização da palestra é de “de grande importância para acabar com o clima de medo gerado pela desinformação da população, e nós, como temos contato direto com pessoas, precisamos saber quais os cuidados necessários que temos que ter”.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza uma central de contato com a população para possíveis dúvidas nos telefones 3524-8848 ou 3524-8859.

(Grampo Comunicação)