Sindhotéis viabiliza ampliação do atendimento da gastronomia

O Sindhotéis, por meio da comissão de representantes da gastronomia, reuniu-se com o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, nesta terça-feira, 19. O objetivo do encontro foi debater e definir parâmetros para ampliação do atendimento ao público em tempos de novo coronavírus.

A categoria sustenta que, sem a possibilidade de levar os filhos, os pais e responsáveis não frequentam as empresas, que amargam um prejuízo enorme. Explicou ainda que foram implantadas as medidas de proteção sanitária exigidas pela prefeitura, redobrando assim os cuidados para enfrentar a transmissão do novo coronavírus.

Ao fim da reunião, o prefeito anunciou aos empresários que editará um decreto autorizando o acesso de crianças exclusivamente às mesas, sempre acompanhadas dos pais e ou responsáveis, monitoradas durante todo o tempo de permanência no restaurante. O documento deve ser publicado no Diário Oficial do Município até sexta-feira, 22.

O presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin, antecipa que cada empresa comunicará aos pais e ou responsáveis sobre o comportamento das crianças dentro do estabelecimento. “A responsabilidade será compartilhada entre a empresa e os pais. Todos devem respeitar as regras de funcionamento, que serão divulgadas de forma visível e clara”, afirma.

Por fim, empresários e prefeito ratificaram que a responsabilidade pela manutenção de um padrão de comportamento seguro é dos estabelecimentos e dos pais. Em caso de descumprimento, ambos podem ser até penalizados pelo Conselho Tutelar. Os playgrounds e brinquedotecas dos restaurantes permanecem fechados.