Home »

Turismo abre nova “frente de trabalho” em Foz do Iguaçu

Turismo abre nova “frente de trabalho” em Foz do Iguaçu

 

Aquecimento do turismo impulsiona abertura de novos empregos nos hotéis, comércio, bares e restaurantes

As 50 atividades que têm relação direta ou correlata ao turismo estão criando novas frentes de empregos em Foz do Iguaçu. A maioria dos mais de 1,3 mil postos de trabalho abertos no primeiro semestre de 2022 está relacionada ao setor.

“As redes de hotelaria, gastronomia e entretenimento são as que mais abriram novas oportunidades de trabalho neste período”, destaca o prefeito Chico Brasileiro.

O avanço dos novos empregos está ligado diretamente à volta dos turistas aos atrativos de Foz do Iguaçu. O Parque Nacional do Iguaçu, principal indicador de visitação, recebeu em julho mais de 183,2 mil visitantes, o melhor mês do ano. O desempenho representou 81% do mesmo período em 2019, ano anterior à pandemia e que registrou recorde histórico com mais de dois milhões de ingressos.

Outros atrativos que também medem a visitação registraram aumento e picos de movimentação. O Complexo Turísticos da Itaipu Binacional recebeu este ano 218.482 visitas, 110% acima do mesmo período em 2021, com 103.592 ingressos. O Marco das Três Fronteiras fechou o mês com 57.436 visitantes, aumento de 8% no comparativo de julho de 2019, com pouco mais de 53 mil ingressos.

“De janeiro a julho deste ano, mais de 737,5 mil pessoas vieram até nossa cidade e foram conhecer ou rever as Cataratas do Iguaçu. Este número é maior que a somatória de todos os meses do ano passado (655 mil ingressos). Com o aquecimento do turismo, mais empregos serão criados para chegarmos logo àquele período pré-pandemia”, ponderou Chico Brasileiro.

Foz do Iguaçu fechou o primeiro semestre com 1.365 novos postos de trabalho com carteira assinada – média de 227,5 novas oportunidades a cada mês do ano. Em comparação com o mesmo período de 2021, houve um aumento superior a 11% (1,2 mil novos empregos), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência.

Hotéis, bares e restaurantes

Os setores de hospedagens, alimentação e entretenimento, impulsionados pelos feriados prolongados, foram os que mais contrataram de janeiro a junho deste ano. O setor de comércio, que integra a cadeia do turismo, também aparece com bom desempenho nos dados do Caged.

O prefeito Chico Brasileiro acredita que o crescimento da economia vai acelerar nos próximos meses. Até o final do ano, estão programados mais de 40 eventos de pequeno, médio e grande portes. “A indústria do turismo está aquecida novamente, após dois anos de muitas dificuldades em todo o mundo”, pondera Brasileiro.

Capacitação

A boa expectativa do prefeito está amparada no número de oportunidades abertas na Agência do Trabalhador. Nesta sexta-feira (5) haviam 494 vaga, muitas relacionadas ao turismo. O preenchimento destes novos postos de trabalho demanda mão de obra qualificada.

Para suprir esta demanda, a Prefeitura firmou convênio com a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional. Ao todo, estão abertas 30 vagas – 15 para auxiliar de cabeleireiro e 15 para camareira.

Os interessados precisam ter renda familiar de até R$ 2 mil. As inscrições terminam nesta sexta-feira (5), na Rua Xavier da Silva, 834. As aulas serão das 14h às 17h no Senac na Rua João Rouver, 160, no centro de Foz do Iguaçu. Mais informações no (45) 3545-5450.

(AMN/Foto: Nilton Rolin/Marco das 3 Fronteiras).

Facebook
Google+
Twitter

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

ASSOCIADOS

Conheça as vantagens

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Carrossel de imagens

ENVIE SEU CURRÍCULO

1ª Foz Night Falls Run

  Dia 3 de setembro (Sábado a noite) Largada: 19:30 Trajeto: Saída do Muffato Jk, Av. Rep. Argentina, Av. Brasil, Av Jorge. Schimmelpfeng com chegada

LEIA MAIS