Turismo debate serviços dos meios de hospedagem

reuniao-hospedagem

A satisfação dos turistas em relação aos serviços prestados em Foz do Iguaçu foi tema de reunião de empresários do setor e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao turismo na cidade. O objetivo do encontro, ocorrido na sede do Sindhotéis, foi elevar ainda mais a qualidade do atendimento, prestação de serviços e infraestrutura dos estabelecimentos.

O encontro foi coordenado pelo secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento e pelo presidente do Sindhotéis, Carlos Silva. Também contou com a participação de representantes da Vigilância Sanitária e Procon, que deram orientações para corrigir determinados problemas no segmento.

Algumas empresas novas do setor de hospedagem não estão em sintonia com os objetivos do turismo, fazendo propaganda diferente de seus produtos e serviços ofertados, deixando muitos turistas descontentes. Estes descontentamentos são expressos em comentários postados em sites de reservas on-line, redes sociais, entre outros canais de comunicação.

“Queremos ajudar a resolver os problemas do setor. Temos muita preocupação com a imagem do Destino Iguaçu. Construir uma imagem positiva é algo difícil, leva tempo, mas destruir uma imagem é rápido. Queremos dar as condições a todos para melhorar sistematicamente a nossa imagem”, disse Nascimento.

Segundo ele, o turista que sai descontente pode levar a reclamação para outra pessoa, que pode desistir de viajar para nosso destino.  “O número de reclamações é pequeno considerando o número de estabelecimentos na cidade, mas não queremos a continuidade das queixas”, completou.

Já o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, reforçou que a ação busca valorizar e proteger o setor turístico. “Com esta iniciativa queremos orientar a todos sobre a importância de trabalharmos sempre pela excelência, bem como a divulgação coerente do produto”, explicou o empresário. “O sindicato está à disposição dos empresários com assessorias, cursos, palestras e orientação”, completou.

reuniao-hospedagem-2

Satisfação – O objetivo do poder público e iniciativa privada é garantir a plena excelência no turismo. Uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest com pessoas de todas as regiões do Brasil revela que 95% dos entrevistados que conhecem Foz do Iguaçu pretendem voltar; e que 99% recomendariam a viagem para amigos e parentes.

A pesquisa qualitativa foi feita entre 14 de abril e 5 de maio, com 722 pessoas entre 18 e 65 anos, das classes A, B e C, que costumam viajar pelo menos uma vez por ano. Do total de entrevistados, quase a metade (48%) já visitou Foz do Iguaçu.